Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESSE NEGÓCIO TA CERTO ? Candidata a deputada federal com mais votos no MT perde vaga na Câmara

Candidata a deputada federal com mais votos no MT perde vaga na Câmara

Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

A deputada federal Rosa Neide (PT), que buscava à reeleição para a Câmara dos Deputados pelo estado do Mato Grosso, foi a candidata que mais recebeu votos em seu estado. No entanto, ela não conseguiu se reeleger e perdeu a oportunidade de permanecer em Brasília por mais quatro anos.

Isso aconteceu devido à quantidade de votos que o seu partido e federação receberam, o qual foi insuficiente para eleger um representante da coligação. O quociente eleitoral necessário não foi atingido pelos partidos PT, PV e PC do B, ou seja, tiveram poucos candidatos ‘puxadores de votos’ que pudessem eleger alguém, apenas Rosa, que recebeu mais de 124 mil.

Os deputados eleitos foram Abílio (PL), José Medeiros (PL), Amália Barros (PL), Coronel Fernanda (PL), Fábio Garcia (União Brasil), Coronel Assis (União Brasil), Juarez Costa (MDB) e Emanuelzinho (MDB). Todos tiveram números inferiores à professora. Na verdade, não chegaram a alcançar a marca de 100 mil. Em publicação no Twitter, a candidata agradeceu o apoio e todos os votos recebidos.

“Em 2018 tivemos 51.015 votos. Nestas eleições conquistamos 124.671 votos, ou seja, triplicamos o número de eleitores e eleitoras, os quais me apoiaram e sonharam junto comigo com um Mato Grosso mais justo e solidário”, disse. “Tenho muito orgulho da campanha que realizamos, linda, limpa e honrada. Agradeço aos nossos eleitores e eleitoras pela confiança”, completou.

MaisPB com BBC/VAVADALUZ