Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESSA EU VI NO INGÁ CIDADÃO, O MAIS LIDO DA REGIÃO, DO MEU AMIGO SERJÃO : O histórico Açude do Zabelê está sendo recuperado. (Vídeo)

O histórico Açude do Zabelê está sendo recuperado. (Vídeo)

No livro “Uma História de Ingá” (abril/1993, Editora Universitária/UFPB), consta que o histórico Açude do Zabelê foi construído no ano de 1848, portanto, ainda na vigência da monarquia brasileira, no período do 2° reinado governado por Dom Pedro II.

À época do 2° reinado (1840 a 1889), o imperador mandou construir vários açudes de grande e médio porte no interior do nordeste para combater os efeitos da seca, dentre eles o Zabelê.

“Um dos mais sérios problemas da Vila do Ingá sempre havia sido o abastecimento d’água, uma vez que a água das cacimbas do Rio Ingá por ter uma grande quantidade de sal não era própria para beber. Isso obrigava os habitantes do lugar a ir buscá-la na Serra Verde, a mais de uma légua (6 Km) de distância e que era a fonte mais próxima. Mesmo assim, na época da estiagem,  a fonte secava e era preciso buscar a água na Serra do Bodopitá, uma distância de três léguas.” (Uma História de Ingá, pág 31).

Por muitas décadas a população das comunidades rurais da vizinhança e também da cidade se valeram das águas do Zabelê, seja para pescaria, uso doméstico, matar a sede dos animais e até de lazer. Posteriormente, outros açudes foram construídos como o Açude Novo e Barragem da Sudene que abasteceu Ingá por muitos anos até a construção do Açude de Chã dos Pereiras pelo então governador Tarcisio Burity e revitalizado recentemente quando o atual governador João Azevedo estava à frente da Secretaria de Infraestrutura do Estado por solicitação do vice-prefeito Roberio Burity.

Nos anos 70 e 80 o Zabelê era muito visitado nos finais de semana, sendo tratado por muitos como “a praia de Ingá”.

Depois, parte de seu balde e sangrador foram rebaixados de modo que impossibilitou o açude represar água e secou. Com o passar do tempo foi ficando assoreado e o mato tomou conta.

Agora, o prefeito Robério Burity, conforme havia anunciando, está realizando a recuperação completa do açude com um maquinário pesado limpando, cavando em toda sua extensão, revitalizando o balde, o sangradouro e instalação de manilhas.

Roberio afirmou que o histórico açude voltará a ter sua função pública beneficiando o povo de Ingá, seja para pescaria, irrigação para hortaliças ou mesmo como lazer. Chegou até a falar na instalação de uma tirolesa quando tiver um bom inverno e o açude juntar água suficiente.

O prefeito Roberio Burity, que é candidato a reeleição, visitou o açude e viu de perto as obras que andam em ritmo acelerado.  O candidato postou imagens do andamento das obras em suas redes sociais.

Confira: