Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ESPIA TIÃO LUCENA, O SEGREDO DO MEU SUCESSO : Ria e se apaixone, estudo explica a importância do humor para a atração

Chances das mulheres estarem interessadas em parceiros são maiores quando elas correspondem positivamente às piadas deles. Atração é ainda maior quando ambos riem juntos

Ao realizar estudos para entender a relação entre humor e inteligência, Jeffrey Hall, professor associado de estudos da comunicação da Universidade do Kansas, observou que quando dois estranhos se encontram, quanto mais um homem tenta ser engraçado e quanto mais a mulher responde a essas tentativas, maior é a chance de ela estar interessada em namoro. Contudo, quando ambos são flagrados rindo juntos, a indicação de que há uma conexão romântica é ainda maior.

Quando mulher rir de piada do parceiro, há uma forte indicação de conexão romântica. Quando ambos riem juntos, a conexão é ainda maior
Getty Images

Quando mulher rir de piada do parceiro, há uma forte indicação de conexão romântica. Quando ambos riem juntos, a conexão é ainda maior

Na última década, pesquisas buscaram investigar se as mulheres apreciam o humor do homem –  característica geralmente citada como uma das mais valiosas a ser encontrada em um parceiro, uma vez que permite a descoberta da capacidade intelectual do possível cônjuge.

No entanto, Hall afirma que a importância do senso de humor é intrínseca a ele: “A ideia de que o humor é um sinal de inteligência não dá muito crédito para ele por si só. Afinal, se você encontrar alguém com que possa rir, isso talvez signifique que sua futura relação será divertida e recheada de alegria”.

As pesquisas

No artigo “Sexual Selection and Humor in Courtship: A case for Warmth and Extroversion” (Seleção sexual e humor nas relações: Uma caso de calor e extroversão, em tradução livre), publicado no jornal Evolutionary Psychology, o pesquidor debate três estudos que realizou nos quais não conseguiu encontrar uma conexão entre amor e inteligência.

No primeiro, 35 participantes estudaram os perfis de Facebook de 100 estranhos de forma que pudessem medir a personalidade deles. As avaliações dos participantes foram comparadas com uma pesquisa concluída pelos usuários da rede social. Nos resultados, Hall percebeu que pessoas bem-humoradas tendem a ser mais extrovertidas do que inteligentes. Os dados também sugeriram que homens e mulheres postam quantidade de conteúdo humorístico semelhante em seus perfis.

Para o segundo estudo, cerca de 300 estudantes completaram uma pesquisa sobre humor nos relacionamentos. Ao observar as notas escolares e do ACT, teste que seria equivalente ao vestibular brasileiro, o estudo concluiu que não havia nenhuma conexão entre o quão inteligente a pessoa era e quão engraçada ela afirmava ser. No entanto, a pesquisa achou uma relação entre humor e extroversão, mas sem encontrar a diferença em como homens e mulheres compreendem ou apreciam o humor.

Para achar como o humor usado pelos homens e apreciado pelas mulheres atuava nas atrações românticas, o estudo final juntou 51 pares de estudantes universitários solteiros e heterossexuais que não se conheciam. Os casais sentaram sozinhos em um cômodo e conversaram por aproximadamente 10 minutos. Ao final, eles responderam uma pesquisa.

Os resultados não indicaram qual gênero tentou ser mais engraçado do que o outro. Porém, eles sugeriram que quanto mais um homem tenta ser engraçado, e quanto mais uma mulher ri das piadas, mais interessada ela estaria em um âmbito romântico. A relação contrária, no entanto, não era verdadeira para mulheres que tentaram ser engraçadas. De qualquer forma, mostrou-se que quando os parceiros riram juntos, mais interessados eles estavam um no outro.

Os resultados dos estudos 

Sem encontrar a relação com a inteligência, Hall deu quatro explicações por que humor é tão importante para encontrar a cara-metade:

– Humor indica uma personalidade sociável e agradável: “Parte do que significa ser social é a capacidade de brincar com as pessoas “, diz Hall.

– Os homens usam humor para avaliar se as mulheres estão interessadas ​​neles. “Os homens estão tentando fazer com que as mulheres mostrem ‘suas cartas’. Para alguns homens, é uma estratégia consciente.”

– Quando os homens fazem piadas e as mulheres riem, ambos podem estar agindo da forma como será o comportamento no namoro. Homens se fazendo de palhaço e as mulheres rindo disso faz parte de um “roteiro” que pode ditar tudo sobre o relacionamento, até mesmo quem vai pagar a conta.

– O humor é valioso por si só. “Riso compartilhado pode ser um caminho para o desenvolvimento de uma relação duradoura”, diz o pesquisador.