Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Escritor Alberto Pessoa é homenageado em Minas Gerais

O maranhense foi empossando como membro da Academia Mineira de Belas Artes e recebeu o prêmio Minas Gerais dos Saberes em noite de gala em Belo Horizonte (Da redação novaimagemrevista.com.br)

O jornalista, escritor maranhense Alberto Pessoa participou neste final de semana em Belo Horizonte da Feira Double promovida pela Editora Literarte.

Durante a programação Pessoa foi empossado como membro da Academia Mineira de Belas Artes e recebeu o prêmio Minas Gerais dos Saberes no auditório da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, Belo Horizonte se transformou no Centro da literatura e do incentivo ao leitor.

O evento contou com a participação de escritores nacionais e internacionais.

A programação começou com um jantar na Galeria de artes Casa  Palma no dia 23, Feira Double no espaço cultural da Biblioteca Pública com exposição e venda de livros dos escritores presentes.

As atividades contaram com o apoio institucional da Biblioteca Pública Estadual de Minas com a organizada da Associação Literarte capitaneada por Izabelle Valladares, Presidente da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) em parceria com editora  Mágico de Oz por meio da CEO Izadora Valladares. 

Presente no evento ainda a presidente da Academia Inclusiva de Autores Brasilienses Dinorá Couto Cançado que empossou novos membros do Instituto, entre os quais, o escritor Alberto Pessoa como Sócio Benemérito.

A feira teve um dia inteiro de programação, (das 10h às 22h) e aconteceu no espaço da Biblioteca, e no Teatro na Praça da Liberdade, com diversas atrações gratuitas, lúdicas e recreativas. 

O cronograma de atividades incluiu: apresentações de música; apresentação da peça teatral Olhos Moles, que conta a vida da revolucionária Pagu; sessão de autógrafos de escritores;

palestras; lançamento do livro Cem Melhores Poetas Contemporâneos, Posse de novos acadêmicos da Academia Mineira de Belas Artes – AMBA; Prêmio Saberes de Literatura, entregue pela Editora Mágico de Oz. 

O Secretário-Geral da Academia, Dr. Paulo Siuves, destacou a parceria firmada com a Presidente da Associação Literarte. “Estamos muito felizes em sediar a Feira do Livro Double, pela segunda vez em nossa região. O Presidente da AMBA, Thiago Villard, juntamente com o corpo acadêmico, abraçou este projeto, e a Biblioteca deu todo o apoio logístico para fazer com que este evento fosse um marco no município”, destacou. 

Na Feira Double na compra de um livro ganhava-se um segundo livro gratuitamente, oferecido pela Associação que já doou mais de 150 mil livros em projetos educacionais no mundo todo, contando apenas com o apoio de seus associados e parceiros que acreditam que a educação é o único caminho para se fazer um futuro melhor. 

De acordo com Izabelle Valladares, a expectativa foi alcançada com a reunião de cerca de duas mil pessoas durante a programação.

Os Patronos da Feira Double de Belo Horizonte foram os escritores Sidnalva Serra e Ademir Missias.