Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Engenho Triunfo lança Cachaça Sinergia durante Natal Rural Iluminado nessa sexta-feira (3) (Alessandra Lontra 

Engenho Triunfo lança Cachaça Sinergia durante Natal Rural Iluminado nessa sexta-feira (3)

Cachaça Triunfo Sinergia – Imagem: Divulgação

Nessa sexta-feira, dia (3) de dezembro, a partir das 18h, o Engenho Triunfo, localizado em Areia, Brejo da Paraíba, vai lançar seu mais novo produto: a Cachaça Sinergia. O lançamento da Sinergia faz parte da programação do “Natal Rural Iluminado”, idealizado pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (ATURA) que, nesse final de semana, chega ao Engenho Triunfo.

A Cachaça Sinergia é envelhecida por um período de dois anos em barris de carvalho, ex-Bourbon (barris que foram usados para envelhecimento de whisky americano Bourbon).

A nova garrafa preparada para envasar a Cachaça Sinergia, batizada também com o mesmo nome da cachaça, é de porcelana, tem seis lados, e tem a marca da cachaça gravada com pó de ouro. Ela foi produzida, em primeira mão, para o Engenho Triunfo pela Fábrica de Porcelanas São Joaquim, em Pedreira – SP.

O nome “Sinergia” foi escolhido, devido à forte ligação de trabalho e de amizade existentes entre a administradora da fábrica, Valéria Ganzarolli Carlos e a Maria Júlia Baracho, do Engenho Triunfo. “Há 20 anos cocriamos os artigos de porcelanas com inovações de cores e modelos. Queremos divulgar e levar a todos os cantos do mundo o nosso produto brasileiro: a cachaça envasilhada em porcelana e ambos, a cachaça e a garrafa, produtos 100% brasileiros”, disse Valéria.

Sinergia significa cooperação; um termo de origem grega synergía, que “representa o estado de dois objetos, ou até mesmo duas pessoas, agindo da mesma forma para atingir um determinado objetivo”.

Qualquer semelhança com o significado da palavra não é uma mera coincidência. Segundo Valéria, que hoje está à frente dos negócios da família e administra a fábrica, “eu e a Maria Júlia temos uma grande sinergia e o mesmo pensamento em relação ao trabalho. Queremos e lutamos pelo crescimento humano por meio do trabalho e temos a esperança em um mundo cada vez melhor para todos”.

A Sinergia veio juntar-se às outras deliciosas cachaças da Triunfo que já são referência nacional em qualidade do produto, aliado ao bom gosto e ao requinte das suas garrafas.

Parceria com a Fábrica de Porcelanas São Joaquim

A parceria entre o Engenho Triunfo e a Fábrica de Porcelanas São Joaquim surgiu em 2001, devido a uma necessidade específica da Triunfo.

Segundo Maria Júlia, “as garrafas tradicionais de porcelana da Cachaça Triunfo envasilham por volta de 700ml e já faziam o maior sucesso; mas como recebemos muitos clientes estrangeiros e também de outras partes do Brasil, ter garrafas menores, facilitaria o transporte nas viagens aéreas. E, foi assim, pensando no turismo, que eu ousei e solicitei a Valéria, uma produção de garrafas menores, de 250ml ou 300ml”.

Quanto ao colorido das garrafas das cachaças Triunfo, Maria Júlia explica que o município de Areia também é conhecido pela arte. “Eu gosto realmente das cores mais vivas, brilhantes, alegres e levo essas cores vibrantes para as nossa garrafas”.

Sobre a Fábrica de Porcelanas São Joaquim

A fábrica foi fundada em 1956 e, desde então, o seu sócio fundador, Antônio Ganzarolli Filho, que continua na ativa, tem muitas histórias para contar.

Quando ele iniciou os negócios, não existia essa facilidade de comunicação e tampouco essa variedade de canais de comercialização. As vendas eram feitas por meio de visitas presenciais.

O senhor Antônio iniciou seu negócio vendendo canecas, de Norte a Sul do Brasil e, também, em alguns países. Essas viagens  proporcionaram-lhe conhecer muitas pessoas e, junto com seus funcionários, fizeram grandes amigos ao longo dos 65 anos de existência da fábrica.

Um dos “causos” das viagens do senhor Antônio, mais conhecido por “Toninho das Canecas”, é o  da sua viagem para Jerusalém. Sua filha Valéria Ganzarolli Carlos conta que seu pai percorreu a Via Sacra de Jesus com miniaturas de canecas nas mãos, e que, em cada estação da Via, deixava uma canequinha. Segundo seu pai, essa foi uma forma de divulgar a marca da fábrica e também do município de Pedreira.

De acordo com Valéria, que hoje está à frente da fábrica junto com a família, “já passamos por momentos difíceis frente às oscilações econômicas do Brasil. Foram muitos planos do governo federal, mudanças culturais, abertura do comércio internacional e concorrências. Contudo, prezamos por fazer adequações e nos atualizarmos para mantermos a fábrica “viva” no mercado”.

“Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a  Fábrica de Porcelanas São Joaquim  faz parte das 813 empresas brasileiras que têm entre 60 e 79 anos, dado esse, que muito nos orgulha. Fazemos parte de um grupo seleto de empresas longevas”, acrescentou Valéria Ganzarolli Carlos.

Siga a Fábrica de Porcelanas São Joaquim no instagram: @canecasaojoaquim

Engenho Triunfo
Endereço: Rod. PB 079 sentido Alagoa Grande. Entrada pela estrada que dá acesso a Casa do Doce – antes do pórtico da Cidade de Areia – PB
Mobile: (83)  9.9931-9861
Instagram: @engenhotriunfooficial

www.cachacatriunfo.com.br

Alessandra Lontra