Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Empresa Paraibana de Comunicação realiza em Guarabira evento itinerante ‘Noite da Literatura’

O projeto ‘Noite da Literatura’ chega a Guarabira nesta quarta-feira (5), às 19h, no Casarão da Cultura, com lançamentos de livros, roda de conversa e apresentação ao público da coleção “Paraíba na Literatura”. A realização é da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), em parceria com Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira e Associação de Arte e Cultura de Guarabira (AACG).

Esta é a terceira edição do evento itinerante este ano, que já passou por João Pessoa, Campina Grande e segue, depois de Guarabira, para Sousa e Cajazeiras. O objetivo é promover a literatura paraibana com ações de interiorização da Editora A União, uma forma de aproximar público de escritores paraibanos e suas produções. O encontro vai contar com as presenças da diretoria da EPC, de representantes da Prefeitura Municipal e também da AACG.

Na programação de Guarabira haverá a apresentação do quinto volume do “Paraíba na Literatura”, que vem sendo editada pela Editora A União com perfis biográficos de várias personalidades literárias do Estado, assim como a versão comercial das quatro edições anteriores da mesma coleção, e da “Antologia do Teatro Paraibano”. Também será feito o lançamento do livro “Revolucionárias”, de autoria do escritor Rui Leitão, resultado de artigos publicados no Jornal A União entre 2022 e 2023, na série “Mulheres em Destaque na História”, cuja apresentação será da escritora e cordelista Silvinha França, atual presidente da AACG.

Será apresentada a última edição do suplemento literário Correio das Artes, edição especial sobre o centenário do Romance do Pavão Misterioso, obra de autoria do guarabirense José Camelo de Melo Rezende. O professor Vicente Barbosa fará uma explanação sobre os 100 Anos do Pavão Misterioso e sobre a edição especial do suplemento literário.

Parcerias – Para Naná Garcez, presidente da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), “o projeto ‘Noite na Literatura’ é fantástico porque levamos produtos diferenciados para diversas cidades do Estado. É o primeiro evento em Guarabira, uma entrada no Brejo e aproximação com o setor cultural da região. Para nós, é a valorização de tudo que a gente produz e que podemos fazer chegar a um público que não está na Capital, é uma responsabilidade que temos que cumprir. A parceria vai fortalecer essa relação para eventos futuros e para publicação de autores da cidade, que tem produção forte em literatura de cordel”.

O secretário de Cultura e Turismo de Guarabira, Tarcísio Pereira, disse que “Guarabira recebe com muita honra esse projeto itinerante por todas as produções que serão apresentadas, em especial a edição do Correio das Artes, sobre o centenário do Romance do Pavão Misterioso, de autoria de um guarabirense. É uma parceria oportuna, dentro do que a Secretaria vem desenvolvendo no campo da escrita, e estamos dedicados à divulgação e mobilização para o evento”.

Silvinha França, presidente da Associação de Arte e Cultura de Guarabira (AACG), afirma que “a difusão e promoção desse projeto é de suma importância, uma vez que possibilita conhecer mais a literatura paraibana. Essa interiorização é louvável para valorização e reconhecimento dos escritores e suas obras, muitas vezes com pouca divulgação. A EPC acertou em promover esse projeto junto às secretarias de cultura e as entidades civis organizadas, pois a parceria vem fortalecer e fomentar cada vez mais nossa cultura. Interiorizar estas ações é promover a verdadeira inclusão na literatura”.

SERVIÇO
Noite da Literatura
Data: 05 de abril (quarta-feira)
Local: Casarão da Cultura, no Centro de Guarabira.
Hora: 19h.

 

SECOM