Ação acontece nesta quinta-feira (22) e tem como público alvo os Agentes Comunitários de Saúde, Endemias e Vigilância Sanitária
Técnicos da Vigilância Sanitária, Agentes Comunitários de Saúde e da Vigilância Ambiental do município de Areial, no Agreste do estado, serão capacitados pelo Projeto Rio Mamanguape – Fase ll com um curso de Tecnologias Alternativas para Tratamento de Água para o Consumo Humano. A atividade acontece a partir desta quinta-feira e pretende contribuir com melhoria da qualidade da água consumida pela população.
A ação é patrocinada pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e executada pela Cooperativa de Projetos Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda (Coopacne).
Durante dois dias, os participantes do curso terão oportunidade de conhecer tecnologias alternativas para o tratamento de água e, assim, poderão também multiplicar essas experiências e ensinamentos nas comunidades.
O curso tem carga horária de 20 horas e será ministrado pelo professor Daniel Oliveira dos Santos que é técnico da Fundação Nacional de Saúde (Funasa)
Para a coordenação do Projeto Rio Mamanguape-Fase II, o objetivo deste tipo de atividade é contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população, tendo em vista o uso racional dos recursos hídricos. “Já estamos vivendo uma situação de insegurança hídrica com a escassez de água, por isso se faz necessário que ações como essas possam ajudar as comunidades. E não é atoa que o curso é direcionado para este público alvo, é porque a partir daí, eles se transformarão em multiplicadores das experiências em cada localidade” comentou Maria da Conceição Jerônimo, coordenadora do Projeto.
Os temas abordados pelo curso serão:
– A água no planeta, no país, na região e no município;
– Fontes de água subterrâneas e superficiais;
– Ciclo hidrológico;
– Principais fontes de contaminação;
– Escolha de mananciais;
– Tratamento de água para atender as populações rural e urbana;
Oficina para construção de filtros com material sucata;
– Simulação de práticas de cloração e adição de outros produtos químicos e naturais para a melhoria da qualidade da água;
– Características físicoquímicas e biológicas da água – cor, turbidez e Ph;
– Observação de laudo de análise de água fornecido pela Funasa;
– Métodos de tratamento de água – fervura, aeração, sedimentação, filtração e desinfecção;
– Metodologias para elaboração de projetos de saneamento básico e tratamento de esgoto doméstico.
APROFUNDE A PAUTA:
LOCAL: AUDITÓRIO DA PREFEITURA MUNICIPAL
CENTRO – AREIAL – PARAIBA
HORÁRIO: 09H
DATA: 22/01/2015
FONTES SUGERIDAS:
1 – MARIA DA CONCEIÇÃO JERÔNIMO
CARGO/FUNÇÃO: COORDENADORA DO PROJETO RIO MAMANGUAPE-FASE II
CONTATO: (83) 9182-9955 / 9927-4797
2 – DANIEL OLIVEIRA DOS SANTOS
CARGO/FUNÇÃO: TÉCNICO DA FUNASA
CONTATO: (83) 8141-5741
Sobre
O Projeto Rio Mamanguape-Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, e tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo principal o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha.
A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões Agreste e Brejo do estado da Paraíba, atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.
—
COOPACNE
PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II
Assessoria de Imprensa e Comunicação
Jornalista Responsável: Márcio Rangel F. da Silva (DRT-3694/PB)
Twitter: @marciorangelcg
Facebook: www.facebook.com/marciorangelcg
Email: [email protected]
Contatos telefônicos: (83) 9154-8142 / 9654-4641 / 8757-2752