Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM ITABAIANA : Evento discute estratégias de desenvolvimento para o Vale do Paraíba(Veja imagens)

  • por

Gestores públicos, empresários, representantes de associações e de instituições colaboraram com um planejamento para executar ações conjuntas em 12 cidades

 

A região do Vale do Paraíba iniciou os trabalhos de integração em busca de união territorial política, econômica e cultural com a participação de prefeitos e empreendedores no Seminário do Desenvolvimento Territorial Sustentável realizado em Itabaiana, a 82 quilômetros de João Pessoa, nesta quinta-feira (10). A palestra “A importância das lideranças para o desenvolvimento territorial” foi apresentada pela socióloga Tânia Zapata, especialista no assunto. Ao final da reunião, foi criado o grupo gestor das ações nos 12 municípios.

O superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, convocou a todos a realizar um trabalho coletivo em prol da região. “Em tempos difíceis, como o que estamos passando em alguns setores, o Sebrae faz o seu papel, que é o de articular e tentar unir todos os setores da sociedade para trabalhar juntos um plano de desenvolvimento sustentável”, frisou.

Walter aposta no potencial econômico do Vale do Paraíba que será estimulado com a transposição do Rio São Francisco. O projeto do governo Federal beneficiará toda a região, segundo o superintendente, porque ligará o Vale do Paraíba ao do Gramame. Como uma cidade com vocação ao cultivo de camarões, Itabaiana se prepara para incrementar este setor, além dos outros da agricultura familiar.

Já o gerente do Sebrae em João Pessoa, que atende Itabaiana e região, Edilson Batista, aposta no comércio como um grande desenvolvedor da economia local do Vale. Na abertura do evento, ele apresentou o movimento Compre do Pequeno Negócio, que pretende usar a força dos pequenos negócios para fortalecer a economia do país.

“Um dos principais dados que impulsionam essa valorização do pequeno negócio é a empregabilidade. Os empregos do Brasil vêm, em 52%, das micro e pequenas empresas. Na Paraíba, esse índice é maior, chegamos a 56% de empregos formais advindos dos pequenos negócios. Por esse motivo e por fazer seu dinheiro circular na sua cidade e valorizar o comerciante local, a campanha deve ter muita adesões”, destacou.

O prefeito da cidade de Mogeiro, Antônio Ferreira, representou os prefeitos das cidades do Vale do Paraíba. “Precisamos muito dessas ações que o Sebrae tem feito na região. É muito importante desenvolvermos os pequenos negócios para o crescimento das cidades. Estamos tentando construir algo novo para nós, estamos dispostos”, disse o prefeito.

O superintendente regional da Conab, Gustavo Guimarães Lima, destacou que o pacto territorial é uma renovação do compromisso com o Vale do Paraíba. “A Conab vai trabalhar muito no setor comercial. Vamos tentar acabar esse gargalo que ainda é vender o produto agrícola com preço justo. A Paraíba necessita de uma erradicação da fome”, falou.

Economia – A cidade de Itabaiana tem um forte destaque no comércio. Mas na agricultura familiar há espaço para a apicultura, bovinocultura e carcinicultura (cultivo de camarões), que serão as atividades trabalhadas no grupo gestor como transformadoras. Por isso e pelo potencial empreendedor, presente na maioria dos municípios do interior, o Sebrae tem o compromisso com os gestores e empreendedores de praticar a sustentabilidade, conforme explicou a socióloga Tânia Zapata.

Ela mostrou que o papel do território para o desenvolvimento sustentável é unir as vontades e buscar juntos as soluções. A palestrante explicou que os conceitos do desenvolvimento, principalmente o sustentável, envolve pessoas e a cultura local. Tânia indicou os novos desafios da realidade, que hoje exigem uma articulação organizada entre o território e os demais atores. Com isso, essa nova articulação entre os municípios do Vale do Paraíba, conforme a socióloga, tem que ser feita pela sociedade civil organizada, o mercado e o Estado.

  Por: Valdívia Costa/blogdovavadaluz