Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EM ITABAIANA É ELEITO O NOVO CONSELHEIRO DE CULTURA

EM ITABAIANA É ELEITO O NOVO CONSELHEIRO DE CULTURA

O nome do membro do Conselho Estadual de Políticas Culturais da 12ª Região de Ensino sediada em Itabaiana foi escolhido ontem (23). Duas pessoas se candidataram para o cargo, saindo vencedor o empresário Luciano Marinho com 611 votos contra 265 do seu oponente, o ator Edglês Gonçalves. 
Com mandato de 2 anos no período de 2018 a 2020, os conselheiros deverão se reunir em sessão ordinária, pelo menos uma vez ao mês, para discutir as políticas culturais, em especial, a implementação do Plano Estadual de Cultura. Devem ainda representar os setores que atuam nos mais diversos segmentos sejam eles – artistas, produtores, realizadores, agentes culturais, formadores de opinião, críticos de arte, representantes de coletivo e fóruns das variadas linguagens da cultura.
Compete ao conselho cumprir os objetivos, apreciar e deliberar as propostas de implementação do Plano Estadual Cultura; aprovar os planos setoriais, cuja finalidade é promover a gestão democrática da cultura; propor medidas de estímulo, fomento, amparo, valorização, difusão, descentralização, democratização e gestão compartilhada da cultura; Vale salientar que as câmaras setoriais garantem a representatividade do conselho ampliando o reconhecimento institucional da entidade.
Composto por 48 membros entre titulares e suplentes, o Consecult é um órgão colegiado vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e tem função de acompanhar, fiscalizar e avaliar a execução da Política Estadual de Cultura na Paraíba.