Pular para o conteúdo

Em Ingá foi realizado o quarto ano em comemoração ao dia da colheita do algodão orgânico (Carlão Melo)

No último dia 13 de setembro de 2024 foi realizado no município de Ingá – PB, a quarta edição do Dia da Colheita do Algodão Orgânico e Agroecológico da Paraíba. O evento que foi realizado pelo Instituto IA e pela ITACOOP – Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região com o apoio da prefeitura local, ocorreu em um dos campos aonde se planta o algodão na zona rural, e contou com a presença de 40 empresários da moda têxtil de cidades como São Paulo, Caruaru, Recife, Santa Catarina dentre outras. O evento teve uma pausa para uma visita in loco na usina de beneficiamento do algodão orgânico.

Quem também se fez presente para fazer a cobertura do evento, foram veículos de imprensa de várias cidades a exemplo de Campina Grande, João Pessoa, São Paulo (Rede TV), Rio de Janeiro (TV Brasil) e a TV Record Internacional de Portugal. Além da imprensa local. A jornalista Silvia Boriello, que escreve para a revista nº 1 do setor de confecção brasileira ‘Costura Perfeita’, destacou a importância de eventos como o Dia da Colheita, que valorizam e incentivam o homem do campo, a agricultura sustentável e, principalmente, o cultivo de algodão sem agrotóxicos.

A superintendente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – EMBRAPA – PB Nair Arriel, afirmou que o apoio dos técnicos e engenheiros da empresa, a distribuição de sementes selecionadas, fazem com que se possa chegar a um resultado bom para o homem do campo. Quem também esteve presente ao evento foi Rosália Lucas Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba e o deputado estadual João Gonçalves.

O prefeito Robério Burity disse: “Assim que assumi o governo do município tive a preocupação em procurar os agricultores para que o plantio do algodão fosse retomado em nosso município. Iniciamos esse projeto com cinco famílias em 2021, e hoje (2024) estamos com 50 que colhem entre 800 a 1.000 quilos de algodão orgânico branco e colorido por hectare” afirmou.

Robério concluiu dizendo: “O algodão, que por anos foi o orgulho de nossa economia, volta a brilhar, impulsionado pelo trabalho incansável dos nossos agricultores. Eles são os verdadeiros heróis desse renascimento, cultivando um algodão orgânico que valoriza a sustentabilidade e respeita o meio ambiente.

O evento foi encerrado com um desfile de modas da coleção que será apresentada dentro de alguns dias em Milão na Itália, e contou com a participação de 20 modelos. Aonde 15 são filhos (as) e netos (as) de agricultores do Ingá.

Carlão Mélo