Em Brasília, Tárcio não está para turismo
Tárcio Pessoa vem surpreendendo. Dos seus primeiros passos na gestão pública até aqui, o paraibano só evolui. Agora, recebeu a missão de contribuir para dinamizar e construir uma nova roupagem no turismo brasileiro.
Secretário no Ministério, ele informou ao Blog que a orientação é reposicionar o Mtur. “Imprimir uma pegada de desenvolvimento econômico”, nas palavras dele.
Para não ficar só no verbo, Pessoa tem uma meta em números: “Foco e transformar o Brasil na maior economia turística da América Latina, sair de 2,5% para 10% na participação do PIB.
E isso passa por “pensar na cadeia produtiva de forma integrada da Infraestrutura a segurança, passando por treinamento, posicionamento de mercado, construção de marcos legais e abertura de mercado ao capital estrangeiro externo”.
Assim seja!
Lembrando :
POLÍTICA
Ex-secretário de Ricardo é nomeado para o governo Bolsonaro
Tárcio Pessoa vai ocupar uma secretaria no Ministério do Turismo.
O paraibano Tárcio Handel Pessoa, ex-secretário de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças na gestão de Ricardo Coutinho (PSB), foi nomeado para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele vai ocupar o cargo de secretário adjunto da Secretaria-executiva do Ministério do Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (25).
Tárcio começou a participar a equipe do novo presidente ainda na fase de transição de governo. Indicado pelo deputado federal eleito Julian Lemos (PSL), a quem o ex-secretário classifica como “amigo de longa data”. Ele atuou junto ao grupo do ministro da Economia, Paulo Guedes, no estudo para a fusão das pastas do campo econômico.
Natural de Cuité, Tárcio Pessoa é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e em Administração também pela UFPB, é especialista em Gestão Fiscal, Gestão Publica e em Planos de Negócios. Foi Secretário Executivo do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo da Paraíba – Empreender PB (2011-2014), Secretário de Estado de Finanças (2014) e Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças do Governo da Paraíba (2015-2016), na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Ele vinha atuando como diretor de Economia e Finanças do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Mais paraibanos no governo
Além de Tárcio, a Paraíba é representada no governo de Bolsonaro por Sérgio Queiroz. O procurador da Fazenada assumiu o comando da Secretaria Nacional de Proteção Global. A pasta é é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, criado pelo presidente Jair Bolsonaro como parte da sua reforma ministerial.
Existe também a expectativa de que a pastora paraibana Morgana Macena assuma um posto no mesmo ministério que Queiroz, mas essa nomeação ainda não foi efetivada.