Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Em Brasília, Tárcio não está para turismo (Heron Cid)

Em Brasília, Tárcio não está para turismo

 

Tárcio Pessoa

Tárcio Pessoa vem surpreendendo. Dos seus primeiros passos na gestão pública até aqui, o paraibano só evolui. Agora, recebeu a missão de contribuir para dinamizar e construir uma nova roupagem no turismo brasileiro.

Secretário no Ministério, ele informou ao Blog que a orientação é reposicionar o Mtur. “Imprimir uma pegada de desenvolvimento econômico”, nas palavras dele.

Para não ficar só no verbo, Pessoa tem uma meta em números: “Foco e transformar o Brasil na maior economia turística da América Latina, sair de 2,5% para 10% na participação do PIB.

E isso passa por “pensar na cadeia produtiva de forma integrada da Infraestrutura a segurança, passando por treinamento, posicionamento de mercado, construção de marcos legais e abertura de mercado ao capital estrangeiro externo”.

Assim seja!

Lembrando :

POLÍTICA

Ex-secretário de Ricardo é nomeado para o governo Bolsonaro

Tárcio Pessoa vai ocupar uma secretaria no Ministério do Turismo.

Tárcio vinha atuando no Tribunal de Justiça da Paraíba

O paraibano Tárcio Handel Pessoa, ex-secretário de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças na gestão de Ricardo Coutinho (PSB), foi nomeado para o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele vai ocupar o cargo de secretário adjunto da Secretaria-executiva do Ministério do Turismo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (25).

Tárcio começou a participar a equipe do novo presidente ainda na fase de transição de governo. Indicado pelo deputado federal eleito Julian Lemos (PSL), a quem o ex-secretário classifica como “amigo de longa data”. Ele atuou junto ao grupo do ministro da Economia, Paulo Guedes, no estudo para a fusão das pastas do campo econômico.

Natural de Cuité, Tárcio Pessoa é graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba e em Administração também pela UFPB, é especialista em Gestão Fiscal, Gestão Publica e em Planos de Negócios. Foi Secretário Executivo do Fundo de Apoio ao Empreendedorismo da Paraíba – Empreender PB (2011-2014), Secretário de Estado de Finanças (2014) e Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças do Governo da Paraíba (2015-2016), na gestão do ex-governador Ricardo Coutinho. Ele vinha atuando como diretor de Economia e Finanças do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

Mais paraibanos no governo

Além de Tárcio, a Paraíba é representada no governo de Bolsonaro por Sérgio Queiroz. O procurador da Fazenada assumiu o comando da Secretaria Nacional de Proteção Global. A pasta é é vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, criado pelo presidente Jair Bolsonaro como parte da sua reforma ministerial.

Existe também a expectativa de que a pastora paraibana Morgana Macena assuma um posto no mesmo ministério que Queiroz, mas essa nomeação ainda não foi efetivada.