Pular para o conteúdo

EM 2014: Projeto Rio Mamanguape-Fase II doou 2200 filhotes de aves e mais de 10 toneladas de ração às famílias beneficiadas pelos Projetos Produtivos de avicultura

projeto

           

 

O ano de 2014 está sendo concluído de forma bastante satisfatória para o Projeto Rio Mamanguape – Fase II. Na área dos Projetos Produtivos, os trabalhos de fortalecimento da avicultura familiar foram ampliados e beneficiaram pequenos criadores de três municípios do Agreste do estado da Paraíba. Somente neste ano, foram distribuídos 2.200 filhotes (pintainhas), mais de 10 mil quilos de ração (concentrado) e ainda foram plantados 12 hectares de milho para compor a alimentação dos frangos. Além disso, as ações do Projeto – que á patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental – também garantiram a assistência técnica necessária para um bom desenvolvimento do plantel.

Os projetos de avicultura estão ajudando a transformar a realidade econômica de dezenas de famílias da zona rural, que encontraram, a partir de ações planejadas, a oportunidade de organizar e garantir lucro com as criações.

Em 2014, 14 projetos foram contemplados nos municípios de São Sebastião de Lagoa de Roça (8), Montadas (3) e Esperança (3). Cada iniciativa foi beneficiada com a doação de 200 pintanhias. Além disso, também foi garantida a distribuição de 252 sacos (40 kg/cada), o que corresponde a 10.080 quilos de ração concentrada para as aves.

Nestas últimas semanas do ano, produtores do município de São Sebastião de Lagoa de Roça foram novamente visitados pelos técnicos da Coopacne – cooperativa responsável pela execução do Projeto – na oportunidade foram visitadas propriedades nos sítios Camucá e Riacho Fundo. E de acordo com a análise dos técnicos, as criações estão se desenvolvendo de forma muito satisfatória. “O diagnóstico que traçamos foi muito bom. Os plantéis estão com um bom desenvolvimento e prometem uma excelente produtividade” comentou Diego Alves de Andrade, técnico do Projeto Rio Mamanguape-Fase II.

O objetivo dos Projetos Produtivos é fortalecer as atividades realizadas pelas famílias envolvidas da agricultura familiar, aumentando a sua capacidade produtiva e a entrada de seus produtos nos mercados consumidores, através da orientação, acompanhamento técnico e oferta de insumos necessários para o desenvolvimento dos projetos contemplados. “Temos certeza que conseguimos resultados muito positivos em 2014 e as projeções para o ano que vem são ainda melhores” completou Gerlândio Diniz, técnico da Coopacne.

 

Sobre o Projeto Rio Mamanguape – Fase II: O projeto patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha. A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões do Agreste Brejo do estado da Paraíba, atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.

 

 

COOPACNE

PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Jornalista Responsável: Márcio Rangel F. da Silva (DRT-3694/PB)

Twitter: @marciorangelcg

Facebook: www.facebook.com/marciorangelcg

Email: [email protected]

Contatos telefônicos: (83) 9154-8142 / 9654-4641 / 8757-2752

 

Márcio Rangel Ferreira da Silva
Jornalista
83-99275039 // 91548142