Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

EIS O MEU SONHO AQUI PARA O INGÁ : Projeto da Polícia Militar estimula cidadania e aprendizado em escola do Sertão

 

Projeto da Polícia Militar estimula cidadania e aprendizado em escola do Sertão

São Bento fica a 375 km da capital paraibana. É lá, na cidade sertaneja, que a Polícia Militar encontrou mais um caminho para promover prevenção de ocorrências e contribuir com a educação das crianças. Com a chegada do Projeto Patrulha Rural Mirim Solidária, a rotina da Escola Municipal André Pedro da Silva sofreu uma verdadeira transformação e muitas crianças, que antes tinha problemas com rendimento e comportamento, hoje buscam ser exemplo de alunos.

“A participação no projeto começou contemplando 35 alunos, aí quem está dentro busca se destacar para não sair e os outros, que querem entrar, buscam demostrar condições para isso. Ao final, ganha a escola, ganham as famílias dessas crianças e ganha a Polícia Militar, que cumpre seu papel de contribuir com a cidadania desses garotos”, explica o major Esaú Barbosa, comandante do 12º Batalhão.

O projeto funciona com crianças de 9 a 12 anos, na própria unidade de ensino, que fica no bairro São Bentinho. São escolhidos meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, para os policiais desenvolverem atividades para despertar as potencialidades intelectuais, sociais e afetivas como cidadão responsável, participante e útil, não só no âmbito da escola, mas também de toda a comunidade. São dois encontros por semana e, nos primeiros seis meses de funcionamento, os resultados têm sido surpreendentes, tanto no rendimento escolar quanto no comportamento.

O idealizador do projeto, tenente Fernando Galdino, explica que a Patrulha Mirim Solidária tem o objetivo de educar para a vida. “Buscamos passar lições e noções de preservação do meio ambiente, prática de hábitos saudáveis, educação para o trânsito, patriotismo e civismo. Nossos patrulheiros mirins passam por instruções de ordem unida e participam de ações socioeducativas, a exemplo de palestras, cultivo de plantas, enfim, atividades que estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e valorização a cultura da paz, que são valores importantes para levarem durante toda a vida”, destacou.

Formatura – Nesta semana que antecede o natal, aconteceu a formatura da primeira turma do Projeto Patrulha Mirim Solidária, com a entrega de prêmios aos três primeiros colocados do projeto e certificado para todos os 35 alunos participantes.  O sucesso é tanto, que várias escolas da região têm solicitado a presença do projeto e assim a Polícia Militar da Paraíba vai lançando suas sementes preventivas para uma sociedade cada vez melhor.

 

Secom Pb