Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

É seguro deixar seu filho usar o celular? Veja os prós e contras

É seguro deixar seu filho usar o celular? Veja os prós e contras

Vivemos em um ambiente repleto de tecnologias e, para muitos de nós, nossos filhos as entendem muito melhor do que nós. Pais e mães podem se sentir pressionados por seus filhos pequenos a entretê-los com um smartphone desde pequenos, mas talvez você não tenha certeza absoluta de quando os pequenos estão literalmente prontos para essa situação.

Quando é a hora certa para seu filho receber o primeiro celular?

Em suma, não há uma boa resposta para essa pergunta. Muitos pais começarão a pensar em dar um telefone a seus filhos durante os anos do ensino médio, quando é mais provável que eles se envolvam em atividades depois da escola e fiquem sozinhos em casa.

De acordo com um relatório da Nielsen divulgado em fevereiro de 2017 e traduzido pelo portal NoticiandoPB, aproximadamente 45% das crianças dos EUA com idades entre 10 e 12 anos tinham seu próprio smartphone com um plano de serviço.

Dessa forma, eu quero apresentar os dois lados da moeda: os benefícios e os pontos negativos para que você possa decidir melhor:

Pontos positivos

  • Uma chance de se comunicar em casos de perigo. Muitos lares não têm telefones residenciais ou telefones públicos próximos, em geral isso pode ser um problema.

  • Oportunidades de contato social com colegas – mensagens de texto, uso de mídia social e (não tão provável) falar ao telefone celular.

  • Capacidade de obter rápido know-how para uso pessoal ou tutorial – mesmo na universidade é difícil fazer os trabalhos sem ter o uso digital de aplicativos, pesquisa em sites e documentos do Google.

  • Entretenimento – Que criança não quer gastar horas assistindo pessoas fazendo coisas no YouTube?

Entenda dos Riscos

Seu filho ou filha é confiável o suficiente para ter um celular? Eles geralmente não conseguem localizar seus próprios sapatos, o que aconteceria no caso de você realmente fornecer a eles um telefone celular?

E quanto ao efeito sobre o bem-estar?

A American Academy of Pediatrics (AAP) produziu detalhes sobre publicidade à radiação da utilização de telefones celulares e o blog brasiliero depois do parto publicou em português, que a alta exposição das mídias normalmente contêm problemas de peso (resultantes do tempo em frente ao monitor), diminuição do sono e acarreta em distração, contribuindo para uma aprendizagem e um interesse menor que o normal (já que o YouTube é muito mais interessante do que matemática).

Isso incluiu assistir a programas de TV, filmes ou vídeos, jogar videogames e usar computador, tablet, celular ou qualquer aparelho com uma tela.

Com a idade de 2 anos, as crianças passavam em média 17 horas em frente às telas por semana. Isso aumentou para cerca de 25 horas aos 3 anos, mas caiu para cerca de 11 horas aos 5 anos, quando as crianças começaram na escola primária.

As descobertas, publicadas no periódico JAMA Pediatrics, sugerem que há um aumento do tempo de uso de telas antes que qualquer atraso no desenvolvimento seja notado, em vez de um cenário em que crianças com problemas de desenvolvimento passam a usar telas por mais tempo.

O que pode dar errado socialmente? É muito importante contemplar o nível de maturidade e o talento de seu filho ou filha para reconhecer as dicas sociais.

  • Eles entendem que enviar mensagens de texto de forma consistente para um conhecido sem reação do amigo pode ser considerado irritante?

  • Eles sabem que algo que escreveram em contas de marketing de mídia social pode ser usado contra eles mais tarde (veja muitas ilustrações de atletas, políticos e estrelas que imaginaram que seu passado os estava impulsionando)?

  • Investigue prontamente que crianças durante a 3ª à 5ª série que possuíam um telefone celular eram especialmente propensas ao cyberbullying.

  • De acordo com a AAP, pode-se estimar que uma dúzia de jovens de 10-19 anos anteriores enviaram uma imagem sexual para outra pessoa.

Em geral, definir regras e limitações antecipadamente é a sua (e nossa) melhor possibilidade de evitar problemas. Aqui estão algumas dicas:

  • Restrinja o período de tempo gasto com o celular.

  • As autoridades não recomendam telas por pelo menos uma hora antes de dormir, portanto, leve em consideração que seu filho deve trocar de roupa dentro do telefone durante a noite. Limpe o telefone celular do seu filho da área dele à noite. Por isso, a tentação de um “alô” tarde da noite ou, pior, com bons amigos, não existe.

  • Desenvolva um tempo de lição de casa totalmente livre de distrações, onde os telefones celulares são colocados ausentes.

  • Considere as refeições do “Livres 100% do celular” ou as ocasiões do cônjuge e dos filhos durante o dia (é claro, o que significa você também, mãe e pai!) Para promover a interação e o desenvolvimento de relaciomento.

Precisa que os filhos entreguem a mãe e o pai as senhas do telefone celular, e-mail e redes sociais.

  • Faça verificações aleatórias de mensagens de texto e outro material ou de conteúdo no telefone celular.

  • Pense em usar o controle dos pais para o telefone celular e aplicativos.

  • Seja o companheiro das redes sociais do seu filho ou filha para manter o controle sobre o que eles estão postando.

  • Eduque-se sobre os aplicativos mais atualizados.

  • Seja genuíno e deixe-os saber que você pode estar mantendo-os responsáveis ​​desde o início para que não haja surpresas.

Fale abertamente com seu filho ou filha sobre os riscos do uso do telefone celular.

  • Ajude-os a reconhecer sites protegidos, descobrir o cyberbullying e os perigos de salas de bate-papo e conversas com “bons amigos” que você dificilmente cumpriu antes.

  • Incentive a comunicação aberta e os pensamentos ouvindo ativamente, evitando julgamentos e correções e permitindo que eles tenham autonomia para desafiar o que for ideal.

Claro que aqui estão algumas dicas que podem ajudar, mas não tome todas como regra. É preciso analisar cada caso e tomar a melhor decisão para proteger seus filhos dos perigos que o excesso de tecnologia pode causar.

Procure aprender mais sobre esse universo da tecnologia para que você possa filtrar melhor os conteúdos, aplicativos e site que você pode deixar seu filho usar.