Pular para o conteúdo

E LÁ VEM ZÉ LÁ DA JUREMA : Conselho Nacional de Saúde reconhece terreiros de religiões afro como locais para “curas” complementares ao SUS

Conselho Nacional de Saúde reconhece terreiros de religiões afro como locais para “curas” complementares ao SUS

 

 

 

 

 

 

 

A Resolução 715 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) apresenta 59 propostas para a saúde pública. Entre elas, o item 46 destaca a relevância das religiões de matriz africana ao Sistema Único de Saúde (SUS), identificando terreiros, barracões e casas de religião como pontos cruciais de acolhimento à saúde. Estes locais são descritos como “a primeira porta de entrada para os que mais precisavam e de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social e alimentar”.

O texto integral afirma: “(Re)conhecer as manifestações da cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana… como equipamentos promotores de saúde e cura complementares do SUS… e com isso respeitar as complexidades inerentes às culturas e povos tradicionais de matriz africana, na busca da preservação… combate ao racismo, à violação de direitos, à discriminação religiosa, dentre outras”.

Além disso, a resolução propõe debates relevantes, como a legalização do aborto e da maconha, apresentados no ponto 49. E ainda, no ponto 44, ressalta a importância de atualizar a Política Nacional de Saúde Integral LGBTIA+ e estabelecer diretrizes específicas de atendimento para essa comunidade.

Fonte: Hora Brasilia