Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

É HOJE QUE A COBRA VAI FUMAR :Irmãos Lucena estarão hoje no “Cobra Criada”

É HOJE QUE A COBRA VAI FUMAR :Irmãos Lucena estarão hoje no “Cobra Criada”


A TV da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) veicula neste domingo (3), às 20h, o segundo episódio do programa ‘Cobra Criada’, iniciativa que resgata a história do jornalismo paraibano. Esta edição, Rubens Nóbrega entrevista os irmãos jornalistas Tião, Edmilson e Miguel Lucena. O programa vai ao ar pelos canais 39.1 (sinal aberto) e 23 (Net), e, a partir da segunda-feira (4), pelo canal da TV Câmara no YouTube.

Sertanejos naturais de Princesa Isabel, os irmãos Lucena tomaram rumos diferentes pelo Brasil, mas uma coisa eles têm em comum: o amor pelo Jornalismo e Comunicação. O jornalista Rubens Nóbrega conversou sobre história, trajetória profissional e dificuldades encontradas por eles no meio jornalístico.

Entrevistados

O irmão mais velho, Tião Lucena, saiu do sertão para estudar em João Pessoa no ano de 1974. Ainda como estudante começou a trabalhar como repórter no jornal A União. Ele passou ainda pelos veículos Correio da Paraíba e O Norte, Rádio Correio e Rádio Arapuan. Já passou também pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa e hoje é secretário executivo da comunicação do Estado da Paraíba.

Já Edmilson Lucena saiu de Princesa Isabel para estudar em São Paulo. Lá começou sua carreira na Comunicação estagiando na Folha de São Paulo. Em 1976, foi para João Pessoa. Trabalhou no Jornal A União e logo depois assumiu a editoria de política do jornal O Norte. Em 1982, ingressou no serviço público, assumindo o cargo de assessor de imprensa e divulgação da CMJP. Mas por diversas vezes foi requisitado para as funções de: superintendente de comunicação do Estado; assessor de imprensa e divulgação do antigo Paraiban; assessor de relações públicas da Assembleia Legislativa da Paraíba. Até voltar para a CMJP como coordenador de comunicação, função que exerceu por oito anos. Há mais de dez anos ele atua como apresentador da TV Câmara.

O irmão mais novo, Miguel Lucena, chegou em João Pessoa no final dos anos 80. Trabalhou como repórter no jornal O Norte, enquanto estudava o curso de Direito. Foi eleito diretor do sindicato dos jornalistas e ficou conhecido por liderar a primeira greve da categoria na Paraíba. Mudou-se para a Bahia, local em que trabalhou nos veículos Correio da Bahia e Tribuna da Bahia até passar em um concurso para delegado e mudar-se outra vez, desta para Brasília. Lá também foi diretor e presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) e secretário de comunicação da Polícia Militar do Distrito Federal.

Programas Inéditos

A TV Câmara ainda estreia mais dois programas inéditos neste domingo (3). O Câmara Jovem desta semana tem como tema crianças superdotadas e explica um pouco mais do universo de quem tem habilidades aguçadas e como a família deve lidar com elas. O programa vai ao ar às 18h30.

Já o Câmara Aberta aborda gastronomia. A equipe da TV Câmara visitou um dos maiores chefes da gastronomia do país em um de seus restaurantes na Capital. A jornalista Meiry Alves conversou com Onildo Rocha sobre carreira e a famosa técnica francesa usada por ele para difundir sabores da Paraíba fora do Brasil. A entrevista é às 17h30.