DOU confirma nomeação de Emanuel Oliveira Braga como superintendente do Iphan-PB
O Diário Oficial da União (DOU), desta sexta-feira (25/08), trouxe a publicação da Portaria que confirma a nomeação de Emanuel Oliveira Braga como superintendente do Iphan-PB (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba).
A Portaria de Pessoal MINC nº 1.030, de 24 de agosto de 2023, foi assinada pelo ministro de Estado da Cultura, Márcio Tavares dos Santos.
O nomeado é servidor de carreira do órgão e foi um dos nomes indicados em um carta aberta do Fórum do Patrimônio Cultural de João Pessoa ao Governo Federal, elaborada no início do ano.
O nome de Emannuel foi festejado pelo setor cultural e, desde o mês de junho, o hoje nomeado oficialmente, estava conduzindo o Instituto de modo interino.
Na época, o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB (PPGA-UFPB), Curso do qual Emannuel é egresso, chegou a publicar uma nota em comemoração pela sua nomeação. Confira clicando aqui ou lendo o texto logo abaixo:
“É com grande alegria que o Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB comunica que nosso egresso, da primeira turma do mestrado, Emanuel Oliveira Braga foi nomeado recentemente para a Superintendência do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba. Emanuel é servidor de carreira do IPHAN, cursou o mestrado em nosso PPGA e doutorou-se em Antropologia pela UFPE. Seu nome fez parte da lista tríplice da carta aberta do Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa com indicações para a Superintendência do IPHAN. Tem larga experiência em ações patrimoniais, principalmente as que envolvem povos e comunidades tradicionais. É histórico o momento em que um profissional com formação plena em antropologia assume um cargo de direção no IPHAN. Principalmente no caso da Paraíba onde muitos povos, comunidades tradicionais, comunidades ribeirinhas, grupos, mestras e mestres da cultura popular lutam por políticas de reconhecimento e salvaguarda de seus territórios, modos de vida e patrimônios materiais e imateriais.”
Confira imagem: