DIFERENÇA ENTRE GALINHA DE GRANJA E GALINHA CAIPIRA
(PELO PROFESSOR MARCIANO DANTAS)
Muitas pessoas acham que o que diferencia a galinha caipira da galinha de granja é o tipo de galinha. Porém, o que diferencia uma da outra, não é o tipo de galinha, e sim, o manejo de como a galinha é criada: qualquer galinha pode ser caipira, qualquer galinha pode ser de granja.
Galinha de granja
A galinha de granja é criada presa e utilizada exclusivamente para fins comerciais, seja para a produção de carne, seja para a produção de ovos. No sistema de granja, a galinha é criada com mais controle e supervisão, em um ambiente com temperatura, umidade e espaço favoráveis para seu desenvolvimento. A sua dieta é 100% vegetal, baseada em milho e soja e enriquecida com algumas vitaminas e minerais. Como sua produção é feita em larga escala, costuma ser abatida entre 25 e 40 dias de vida. Ela é maior e possui carne mais macia. No sistema de granja, não se utiliza o galo, e a produção de ovos se dá através do consumo de ração de postura e esses ovos não são férteis. Como a galinha de granja é criada presa e quase não recebe luz solar, seus ovos possuem a gema mais clara e contém menos vitamina D.
Galinha caipira
A galinha caipira é criada solta, sem muito controle no seu desenvolvimento. Possui uma alimentação variada, que vai desde milho e soja a folhas de vegetais, casca de frutas e verduras, insetos, restos de comida, entre outros. Na criação caipira, não existe muito controle, e pode ser abatida entre 80 e 90 dias. Ela é menor e possui um sabor diferenciado. Geralmente, é utilizado o galo na fecundação dos ovos e esses ovos são férteis, também chamados de ovos galados, apesar de alguns criadores também utilizar a ração de postura. Por receber radiação solar, o ovo caipira possui a gema mais escura e é rico em vitamina D.
Assista o vídeo completo em: