Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Dia da Mulher: Primeira-dama é homenageada na ALPB e ressalta conquistas femininas

A primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins, foi homenageada, nesta quarta-feira (8), em uma sessão especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Ela recebeu a Medalha do Mérito Empreendedor José Carlos da Silva Júnior, pelo destaque no empreendedorismo e artesanato, contribuindo para a geração de emprego e renda. A propositura da homenagem foi da deputada estadual Danielle do Vale.

Na sessão, também foi homenageada a reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Mary Roberta, que recebeu a Medalha Darcy Ribeiro pelos relevantes serviços prestados na área da educação. Houve ainda a posse dos novos integrantes da Associação Promocional do Poder Legislativo (APPL).

Na oportunidade, a primeira-dama Ana Lins ressaltou a importância da valorização da mulher em todas as áreas e parabenizou todas as mulheres. “Hoje é um dia de grande felicidade, no qual tenho a honra de receber essa medalha. Isso nos estimula a continuar trabalhando para que as paraibanas e os paraibanos possam ter emprego e renda. Compartilho essa honraria com todos que fazem parte do Programa do Artesanato Paraibano (PAP). O artesanato vai além da cultura, ele tem um grande potencial econômico e promove geração de renda, em especial para mulheres que têm a oportunidade de se sustentarem através dessa arte. Este Governo deu visibilidade aos artesãos de todos os municípios paraibanos, ele apoia, realiza e estimula a participação dos artesãos em feiras e exposições nacionais e internacionais”, afirmou.

“Fazemos parte de um Governo que vence desafios e supera adversidades. Neste Dia Internacional da Mulher somos força, trabalho e emoção. Que Deus abençoe todas as mulheres”, concluiu a primeira-dama.

A deputada estadual Danielle do Vale afirmou que a homenagem vem reconhecer a importância do trabalho da primeira-dama do Estado. “Podemos destacar a atuação da primeira-dama em atos de responsabilidade social e de solidariedade promovendo ações, ao longo dos últimos quatro anos. Uma atuação solidária e ampla, contemplando diversos segmentos, desde aqueles que mais precisam do poder público até o fomento do empreendedorismo para a realização do Salão do Artesanato Paraibano, tendo sua participação em cada detalhe das ações do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), do qual é presidente de Honra”, frisou.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, citou que a primeira-dama do Estado é uma pessoa que muito inspira outras mulheres. “Nesta data precisamos lembrar das lutas das mulheres que buscaram sempre por uma sociedade melhor. A nossa primeira-dama é uma grande parceira, nos apoia nas políticas públicas para as mulheres, está sempre incentivando e comandando ações importantes, como no segmento do artesanato que vem crescendo muito”, observou.

Para a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, o trabalho desenvolvido pela primeira-dama no empreendedorismo em relação ao artesanato é digno de todas as homenagens. “Ela esteve com a gente em todos os momentos, estimulando o artesanato paraibano. No Estado, nós temos uma grande maioria de mulheres artesãs, é uma verdadeira massa feminina que teve a vida transformada através do artesanato. Essa atividade econômica passou a gerar renda e emancipar vidas de centenas de mulheres”, disse.

“Mulheres, nós não somos o sexo frágil, nós somos resistência, nós somos capazes de tudo. Que possamos ter cada vez mais mulheres em espaços de destaque na sociedade”, conclamou a deputada Jane Panta.

A deputada estadual Francisca Motta parabenizou as mulheres paraibanas pela data e comentou sobre o combate à violência contra a mulher. “Posso afirmar que a realidade da violência só vai mudar quando as mulheres puderem participar ativamente de todos os âmbitos da sociedade e quando as tecnologias promoverem o empoderamento feminino. Neste dia tão simbólico, presto minha homenagem à primeira-dama e a todas as paraibanas. Que Deus abençoe e ilumine a todas”, falou.