Originária do continente sul-americano, a maca peruana, também conhecido como “ginseng andino” ou “ginseng peruano”, é consumida há milênios — as tribos pré-colombianas consideravam esta planta um verdadeiro presente dos deuses.
De nome científico Lepidium Meyenii, esta planta está repleta de nutrientes e princípios ativos importantes que a tornam uma das mais poderosas do mundo. A suplementação de maca peruana, que concentra a raiz tuberosa em pó desidratada, fornece muitos nutrientes que reequilibram o corpo e o fazem funcionar de maneira ideal.
É, portanto, muito interessante em caso de distúrbios hormonais, anemia, dores nas articulações, fadiga, ansiedade ou estresse. Graças às suas propriedades afrodisíacas, a maca também ajuda a melhorar a libido e a fertilidade, para homens e mulheres. As pesquisas estão avançando para demonstrar formalmente o papel da maca peruana no controle da fertilidade, vigor sexual ou no tratamento da menopausa e ansiedade.
Composição nutricional única
A maca peruana é rica em proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas (B1, B2, B12, C, D e E) e minerais (ferro, cálcio, cobre, zinco, potássio, entre outros). No entanto, é sobretudo o seu conteúdo de ativos únicos que permite compreender as suas extraordinárias virtudes.
A poderosa planta medicinal possui compostos bioativos característicos, como macamidas e macaenos. Estes metabólicos secundários presentes na maca peruana são responsáveis pelos seus efeitos férteis no corpo humano. Estudos científicos sugerem que as macamidas contidas neste tubérculo podem atuar no sistema nervoso central e ter efeitos analgésicos, anti-inflamatórios ou neuroprotetores. As virtudes e efeitos excepcionais da raiz de maca não podem ser obtidos com nenhuma outra planta.
Benefícios para a saúde da maca peruana
Fonte de energia, melhora o desempenho físico
A maca peruana é utilizada principalmente como suplemento alimentar pelas suas propriedades. É muito popular entre os atletas que a consomem por suas virtudes no desempenho físico e resistência. A planta influencia diretamente na produção de testosterona, hormônio essencial para a performance muscular.
Os atletas também a apreciam por suas propriedades energizantes, especialmente porque a maca é um excelente adaptógeno natural. Como tal, ajuda a aumentar os níveis de energia e vitalidade do corpo. A suplementação de maca proporciona uma quantidade significativa de aminoácidos essenciais, o que a elege para o ganho de massa muscular e para a manutenção de uma dieta equilibrada.
Estimula a atividade cerebral e intelectual
Além de fornecer energia ao corpo, a maca peruana estimula a atividade intelectual. Seus compostos naturais são eficientes em caso de fadiga, stress ou excesso de trabalho. Possui também propriedades antioxidantes que reduzem significativamente o estresse oxidativo e sua incidência. É assim que a planta ajuda a estimular a atividade cerebral. A maca realmente contribui para o equilíbrio intelectual.
Maca peruana contém glicina, um aminoácido usado comumente para combater a depressão. Seus compostos atuam como neuroprotetores contra doenças neurodegenerativas. Portanto, pode ser usado para prevenir a doença de Parkinson e muitas outras.
Ajuda a manter o equilíbrio mental e emocional
Por ser rica em aminoácidos essenciais, a maca peruana participa verdadeiramente na regulação de hormônios, intervindo ao nível do cérebro e das glândulas suprarrenais. Desta forma, seus ingredientes ativos são capazes de regular as secreções de endorfina e serotonina: dois hormônios associados à felicidade e ao bem-estar. A maca peruana também estimula os ciclos de sono e a memória, além do funcionamento cerebral.
Melhora a libido
Maca peruana é mundialmente famosa por sua função afrodisíaca e sua capacidade de restaurar o desempenho sexual. De fato, a planta é um dos melhores afrodisíacos naturais do mundo, junto com o cacau e o ginseng.
É comumente usada para combater a disfunção erétil ou problemas de frigidez e eficaz contra a maioria dos distúrbios sexuais e certas causas de falta de libido, como estresse, ansiedade e depressão. Seus componentes lhe conferem uma atividade próxima à da testosterona.
Promove a fertilidade
As propriedades da maca estão relacionadas às soluções naturais mais utilizadas no mundo para aumentar a fertilidade. O tubérculo estimula a secreção de testosterona nos homens. Isso aumenta as reservas de espermatozoides para a concepção. Ao mesmo tempo, estimula a produção de hormônios femininos essenciais para o desenvolvimento de uma gravidez.
Alivia os sintomas da menopausa
A maca peruana é uma das plantas mais eficazes para reduzir os sintomas que marcam a menopausa. Ao atuar no equilíbrio hormonal, influencia positivamente a atividade sexual da mulher. Seus efeitos sobre distúrbios menstruais (depressão, dores ou ansiedade) também são significativos. Estudos clínicos realizados neste campo mostram que o consumo de maca peruana melhora consideravelmente a qualidade de vida das mulheres no pós-menopausa.
Fortalece o sistema imunológico
Os ingredientes ativos da maca estimulam as defesas naturais do organismo. A planta atua como um tônico natural capaz de ajudar na resistência a vírus, bactérias e outros agentes infecciosos. O corpo, então, se beneficia de uma melhor resposta imunológica. Suplementos de maca peruana fornecem nutrientes essenciais para a recuperação, especialmente quando o corpo é testado pelo estresse ou fadiga.
Aumentar os hormônios é essencial para estimular a produção de glóbulos brancos pelas glândulas suprarrenais. Por outro lado, a maca contém vitaminas C e E que são naturalmente antioxidantes. Essas vitaminas e nutrientes ajudam a melhorar a imunidade.
Ajuda na recuperação física
A maca peruana é bastante apreciada no mundo dos esportes, sobretudo por sua capacidade de melhorar a recuperação pós-treino. Graças ao consumo de maca, o sono e o descanso são mais qualitativos e, portanto, permitem uma melhor recuperação. A produção de testosterona estimulada pelo consumo de maca permite apoiar o desenvolvimento muscular que ocorre durante esta fase de descanso essencial.
Os antioxidantes contidos na maca ajudam a limitar a incidência de estresse oxidativo. Isso torna a fase de recuperação pós-exercício sempre mais eficaz. Finalmente, os atletas fizeram dela um de seus melhores aliados para desenvolver seu desempenho esportivo de forma natural e sustentável. Além dos atletas, a maca também promove a recuperação pós-parto ou esforço físico intenso, seja ele qual for.
Otimiza a resistência, vitalidade e bem-estar mental
Ainda do ponto de vista do esportista, a maca peruana otimiza a resistência. Atletas a usam para manter um certo equilíbrio mental essencial para seus objetivos de desempenho. Eles também consomem maca peruana para apoiar as atividades físicas e mentais extenuantes que vivenciam diariamente.
Este suplemento alimentar oferece uma grande vantagem: é natural, não tem efeitos colaterais e não é considerado um produto dopante. Assim, seus antioxidantes promovem a recuperação, enquanto seus nutrientes otimizam a vitalidade e resistência do atleta.
FONTE: Jornal Ciência.