Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Deputados protocolam CPI do MST

Mais de 170 deputados assinaram o pedido de realizar uma CPI do MST, chegando ao número mínimo necessário de nomes para ele ser protocolado.

  • Agora, é função do presidente da Câmara, Arthur Lira, decidir criar — ou não — a Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a atuação do Movimento.

Qual o motivo? No documento, os autores falam na garantia do direito à propriedade, destacando que o MST foi criado para ocupar terras com situação irregular.

Acontece que, nas últimas semanas, houve casos da entrada do movimento em propriedades produtivas — como as fazendas da Suzano, na Bahia — e , segundo o pedido, há um “crescimento desordenado dessas invasões”.

O que está por trás do pedido: Para além do movimento, os autores falam da “suposta influência” do governo Lula na atuação do grupo, destacando que o número de propriedades invadidas pelo MST desde o começo do ano já é maior que nos quatro anos do governo Bolsonaro.

O outro lado: No começo do mês, o atual ministro do Desenvolvimento Agrário disse que a invasão na Bahia foi um caso isolado, afirmando que o governo Lula protegerá a propriedade privada conforme manda a Constituição.

possível CPI teria essa atual onda de ocupações como o principal objetivo, investigando as atividades, os financiadores e as práticas do MST.