Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Declaração de Raniery em favor de João pode abortar plano traiçoeiro de família no MDB (Cristiano Machado)

Declaração de Raniery em favor de João pode abortar plano traiçoeiro de família no MDB

 

Caminhar junto com o Cidadania no projeto de reeleição do governador João Azevedo. Pronunciamento tão lúcido teria que partir de uma voz sensata, de um político de uma safra nova que pensa e atua como gente grande disposto a mudar o velho conceito de alguns que transformaram a política em um balcão de negócios e que agem como raposas felpudas e traiçoeiras, travestidas em pele de cordeiro. O equilíbrio do deputado estadual Raniery Paulino, cujo nome tem sido lembrado para comandar o MDB na Paraíba, ganhou destaque na imprensa após entrevista concedida no programa radiofônico da POPFM, comandada pelo jornalista Ruy Dantas. Espaço merecido ele também conquistou no portal Jampanews, do sempre antenado jornalista Lelo Cavalcante, onde destaca que “a sensatez recatada de Raniery teria abortado um plano familiar de expansão e hegemonia política e veio em boa hora”. Confira a matéria completa:

Raniery diz que MDB caminhará junto ao Cidadania para reeleger João Azevedo

“A sensatez por fim se pronunciou dentro do MDB, e as ambições pessoais, de dominação plena do partido e do estado, varridas para as calendas gregas, depois que o equilibrado e ponderado deputado Raniery Paulino (MDB), uma das mais gratas revelações desta nova geração de políticos no Estado, anunciou que o partido não pretende disputar o Governo do Estado, mas sim criar uma frente ampla com o Cidadania, visando o fortalecimento e estruturação das duas legendas, para futuros embates eleitorais.

A sensatez recatada de Raniery teria abortado um plano familiar de expansão e hegemonia política e veio em boa hora quando essa estratégia já se espalhava e começava contaminar o baixo clero do partido com exaustivas declarações de apoio aos mentores dessa maquinação, que coloca em riscos os interesse maiores da agremiação bastante fragilizada nos últimos tempos, exatamente por se concentrar em apoiar projetos familiares.

Segundo deixou claro Raniery, em entrevistas ao programa do multimídia Ruy Dantas, o MDB pretende caminhar junto ao Cidadania no apoio ao projeto de reeleição do governador João Azevedo, cuja gestão vem empolgando os paraibanos pelo arrojo mesmo em tempos tão difíceis como o da pandemia.

Raniery salienta que esse apoio ainda é informal, mas caminha para ser oficializado e dá como exemplo dessa parceria exitosa o resultado eleitoral em seu principal reduto, Guarabira. O jovem deputado, filho de uma das lideranças mais expressivas do MDB, Roberto Paulino, ex-governador, já deixou claro que João terá o apoio do partido para buscar a reeleição.

Leia a matéria abaixo com as declarações do deputado:

Paulino: MDB não pretende disputar Governo e quer frente ampla com Cidadania

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba Raniery Paulino (MDB) quer uma frente ampla entre seu partido e o Cidadania para que ambos se fortaleçam para as próximas eleições de 2022. A declaração foi dada na tarde desta terça-feira (23) no programa F5, da 89 Rádio Pop.

Paulino reconheceu que o MDB sofreu uma redução de espaços eletivos nas últimas eleições na Paraíba e admite que não há como ter a mesma amplitude do passado.

O deputado estadual e vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa da Paraíba Raniery Paulino (MDB) quer uma frente ampla entre seu partido e o Cidadania para que ambos se fortaleçam para as próximas eleições de 2022. A declaração foi dada na tarde desta terça-feira (23) no programa F5, da 89 Rádio Pop.

Paulino reconheceu que o MDB sofreu uma redução de espaços eletivos nas últimas eleições na Paraíba e admite que não há como ter a mesma amplitude do passado.

“Chegou uma época que o MDB teve 20 deputados estaduais. Nunca teremos isso novamente. Nem o partido do governador vai ter. Nós já tivemos três senadores, oito federais. Isso não teremos nunca mais. É uma avaliação que a gente precisa ter dos equívocos feitos nos últimos 8 anos. MDB teve candidatura na última eleição e não foi fácil. (a eleição) Se polarizou. Tinha estrutura de governo dos dois lados”, relembrou.

Ele já adiantou que, no momento, o MDB não deve ter candidato a governador em 2022 e que é um movimento natural apoiar a reeleição de João Azevêdo, já que tanto ele, o deputado Jullys Roberto e o senador Veneziano Vital do Rêgo são aliados.“Acho que precisamos procurar nos fortalecer. Dentro da aliança com o governador, o partido mais importante é o MDB. Não está oficialmente com ele, mas é uma tendência. Nós temos tempo de guia, fundo partidário, a maior bancada de senadores, isso nos traz robustez e é por isso que é importante para o governador ter o MDB. Eu vou pedir, primeiro internamente, o apoio do governador para poder fazer uma frente ampla que, inclusive, nos fortaleça, tanto o Cidadania, quanto o MDB”, explicou.

E argumentou que o caso do apoio do Cidadania a Roberto Paulino, nas eleições do ano passado em Guarabira, é um exemplo de que a aliança será duradoura.

“Em Guarabira, por exemplo, aquele case dá pra se levar adiante. Não ganhamos as eleições por que rateou muito a oposição e o covidão ajudou muito na reeleição. Mas eu acho que é um case que dá pra se replicar em outros municípios. Eu vejo muito de forma alvissareira esse momento novo que o MDB está passando no ponto de vista de aproximação do Cidadania, para a gente, inclusive, reconstruir alguns espaços”, disse.

Se havia alguma dúvida quanto aos propósitos políticos do senador Veneziano Vital do Rego em relação a disputa pelo Governo do Estado, ela foi afastada pelas declarações de apoio da arraia miúda do MDB, sequiosa de poder e de retornar ao protagonismo politico no Estado com Veneziano sentado na cadeira de João Azevedo.

Nada mais legítimo e possível desde que, as atitudes do já candidato Veneziano sejam transparentes e recheadas de lealdade para com seu principal adversário, o atual governador de quem desfruta de regalias e favores, ao exemplo do que desfrutava com o finado José Maranhão.

Ninguém contesta o direito de Veneziano ser candidato e de se apossar do MDB desde que o partido deseje como já expressou a própria viúva de Maranhão.

O que se condena são as manobras sorrateiras e oportunistas, que sempre caracterizaram o senador de se embrenhar na máquina estadual pilotada por um concorrente e da qual procura se nutrir e se beneficiar, ocupando cargos e amealhando vantagens, que fortaleçam seus propósitos e de aliados para, no momento oportuno, cravar o punhal como de hábito e feitio.

Mas que Veneziano comporte-se como o escorpião é da sua natureza: o que não se entende é o Governo esperar candidamente pela picada da calda do senador.

Abrir espaços, ceder secretarias para um adversário em potencial na ânsia louca de acreditar que, lá na frente, ele fará um exame de consciência e interromperá o movimento da calda é fazer como o sapo que pegou carona na beira do rio.

Ex-prefeito de Fagundes revela que ascensão de Veneziano ao comando do MDB-PB fará com que a sigla volte a ser protagonista

Em entrevista à imprensa paraibana o ex-prefeito de Fagundes e presidente de honra do MDB na cidade, Gilberto Dantas que está filiado à sigla a mais de três décadas, destacou seu anseio para que o partido volte a ser protagonista no estado, e que neste sentido ver o nome do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), como ideal para assumir o comando estadual da sigla.

“Eu entendo que o partido precisa voltar a ser protagonista, e que neste sentido é necessário a união de todas as forças, em torno do nome correto para nós conduzir de volta às vitórias e esse nome é o de Veneziano Vital do Rêgo, o nosso senador e de toda a Paraíba”, disse Gilberto. Escute: https://drive.google.com/file/d/17k49K9_sj9hVzyDzal0Okw4KHeY159S3/view?usp=sharing

Segundo o emendebista, o seu desejo é de todo o MDB de Fagundes, nas pessoas que integram o diretório como o de: Maria da Guia Dantas Diniz (Presidente do Diretório Municipal do MDB – Fagundes); José Ribeiro Sobrinho (Vereador e Presidente da Câmara); Eliseu Felipe Cavalcante (Vereador); de João Batista de Oliveira Barbosa, João Paulo Gomes da Silva, Janiel Juvenal da Silva e Maria Borges Marinho (Suplentes de Vereador).

Outros emedebistas ratificam essa posição – Seguindo esse sentimento o prefeito de Caldas Brandão Fábio Rolim, do MDB, enviou nota à imprensa, ontem (19), manifestando a defesa do nome do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), para assumir o comando estadual da sigla a preparando para as eleições de 2022.

O gestor, do MDB, segue como outras lideranças do partido como a exemplo, do deputado estadual Raniery Paulino, do ex-deputado federal Benjamim Maranhão, dos vereadores Mikika Leitão e Cel Sobreira, únicos representantes do MDB na Câmara Municipal de João Pessoa, que endossaram a torcida pela indicação do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) para comandar o partido na Paraíba, após a morte do senador José Maranhão, no início do mês, por conta das sequelas da Covid-19”.

 

Momento Pb/vavadaluz