Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Decisão polêmica da Justiça proíbe a participação de bodes em competições da “Festa do Bode Rei” 2023, em Cabaceiras (PB)

Decisão polêmica da Justiça proíbe a participação de bodes em competições da “Festa do Bode Rei” 2023, em Cabaceiras (PB)

Festa do Bode Rei 2023, em Cabaceiras (PB) – Foto: Ale Lontra

por Alessandra Lontra

A tradicional “Festa do Bode Rei”, em Cabaceiras, no Cariri da Paraíba, que começa nesta sexta-feira (2) e termina no próximo domingo (4), recebeu uma decisão inesperada da Justiça. Foi proibida a participação de bodes em competições durante o evento. O Município recorreu da decisão, alegando que não há maus-tratos aos animais, mas, enquanto o resultado do recurso não é divulgado, as competições ocorrerão sem a presença dos bodes. As atividades artísticas, no entanto, continuam na programação.

A Justiça da Paraíba emitiu uma decisão liminar que proíbe a participação de bodes em competições da Festa do Bode Rei, um dos eventos mais aguardados da região. A medida afeta as competições “Pega do Bode”, “Fórmula do Bode”, “Bode no Sebo”, “Futbode” e qualquer outra atividade que envolva disputas de velocidade com os animais, seja com ou sem montaria de humanos.

No entanto, a Justiça permite que essas atividades ocorram desde que não envolvam bodes, podendo ser substituídos por bonecos. Dessa forma, as competições poderão acontecer sem a presença dos animais, mas com a mesma emoção e diversão esperadas pelos participantes.

O prefeito de Cabaceiras, Tiago Castro, afirmou que o Município já recorreu da decisão, destacando que não há maus-tratos aos bodes durante as competições. Segundo ele, o contato entre os animais e os competidores é mínimo, e todas as medidas são tomadas para garantir o bem-estar dos bodes. Enquanto aguardam o resultado do recurso, as atividades artísticas seguem normalmente na programação da festa.

É importante ressaltar que o descumprimento da decisão pode acarretar em consequências severas para o Município. Caso as competições proibidas ocorram, Cabaceiras estará sujeita a uma multa diária no valor de R$ 200 mil, limitada ao total de R$ 1 milhão. Além disso, as Polícias Civil e Militar estão autorizadas a usar a força para encerrar qualquer atividade que desrespeite a decisão judicial.

A Festa do Bode Rei é um evento tradicional e querido pelos moradores e visitantes da região, e a proibição da participação dos bodes nas competições tem gerado discussões e opiniões divergentes, e algumas agências de viagens acabaram cancelando o passeio nesse final de semana, o que acabará prejudicando o comércio de Cabaceiras. O resultado do recurso interposto pelo Município será aguardado com expectativa por todos os envolvidos. Enquanto isso, a festa continua com suas atrações artísticas, prometendo momentos de alegria e entretenimento para os presentes.

Confira abaixo a programação do Palco Principal do evento:

Sexta, dia 02/06

Kiel do Acordeon
Brasas do Forró
Filipe Santos

Sábado, dia 03/06

Forró Universitário
Henrique Barbosa
Leidinha Santos
Forró do Bode Rei
J Show e Forró Chapéu de Palha

Domingo dia 04/06

Douglas Leon
Bia Brasil
Sâmya Maia
Berinho Lima
Klever Lemos
Samara Costa
Barbosinha Batida Massa

http://Alessandra Lontra