Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cursos de capacitação marcam Semana do Agente Penitenciário

Cursos de capacitação marcam Semana do Agente Penitenciário

 

O secretário da Administração Penitenciária (Seap), Sérgio Fonseca de Souza, abriu, na manhã desta quinta-feira (28), na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), a Semana do Agente Penitenciário 2018, que prevê uma série de atividades até o dia 5 de julho para marcar o Dia do Agente Penitenciário, comemorado neste dia 28. Na programação está a realização de cursos de qualificação, que foram iniciados juntamente com a abertura da semana.

 

Ao oficializar a abertura da Semana do Agente Penitenciário, o secretário Sérgio Fonseca falou da importância dos agentes investirem em qualificação e destacou entre os cursos ofertados o de Introdução às Atividades de Inteligência. O secretário ressaltou que o Sistema Penitenciário da Paraíba hoje é referência graças ao empenho de cada um dos agentes. “Vamos tentar implementar cada vez mais a nossa Secretaria, que já é uma referência, e o trabalho dos senhores pode ser melhorado com esses cursos de capacitação. Nós entendemos que a capacitação é de fundamental importância para qualquer profissional, em qualquer área”, pontuou.

 

Sérgio  Fonseca reafirmou, no Dia do Agente Penitenciário, comemorado neste 28 de junho, seu compromisso com a categoria e informou que os cursos de capacitação serão ministrados também em algumas cidades pólo, a exemplo de Campina Grande, Patos e Cajazeiras, para facilitar e garantir a participação dos agentes no interior do estado. “Nós vamos promover alguns cursos específicos na área de força tática e acredito que até mesmo o curso de Introdução à Inteligência. Essa categoria é forte, mas a união, essa participação é fundamental em nosso crescimento como seres humanos e como categoria”, finalizou. O curso de Introdução à Inteligência está sendo ministrado por Sílvio Pires, um dos assessores da Seap e profissional com larga experiência no serviço de inteligência.

 

O diretor da Associação dos Agentes Penitenciários da Paraíba, Wagner Falcão, representou a categoria na mesa da solenidade e afirmou que o secretário Sérgio Fonseca de fato está realizando um trabalho muito importante, fazendo o sistema funcionar, valorizando a categoria, unindo os agentes.  “É importante a valorização do agente penitenciário. E hoje sinto orgulho. Eu sei da importância que tem nosso trabalho para o Estado, a gente tem um valor muito grande e a sociedade se sente hoje segura a respeito do Sistema Penitenciário  porque somos pessoas comprometidas em manter a sociedade segura, somos o alicerce, as colunas que sustentam o sistema penitenciário”, destacou.

 

Por meio da Escola de Gestão Penitenciária (Egepen-PB), a Seap promove até o dia 5 de julho a Semana do Agente Penitenciário. Da programação constam diversos cursos de capacitação. No total foram ofertadas 200 vagas em seis cursos em João Pessoa e Campina Grande. Esse ano o tema da semana é “Agente Penitenciário: dando valor a quem dá a vida pela segurança – homenagem a Antônio Nilton”.

Os cursos ministrados são: Primeiros Socorros e Atendimento de Emergência; Curso de Intervenção Rápida e Primeira Resposta (pólo João Pessoa); Introdução à Atividade de Inteligência; Workshop de Proteção Pessoal; além do curso de Capacitação em Novas Tecnologias de Comunicação e HTs. Serão conferidos certificados de Honra ao Mérito Profissional a 20 agentes que se destacaram em suas funções.

 

A Semana do Agente Penitenciário será encerrada no dia 5 de julho, às 15h, em solenidade no Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego, quando haverá entrega de viaturas, certificados de honra ao mérito, certificados dos cursos, exposição de equipamentos de uso tático, exposição de artesanato, apresentação culturais, entrega de alimentos arrecadados e premiação do torneio de futsal.