Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Cruz das Almas (BA) recebe edição do Fórum Forró de Raiz Online (Ale Lontra)

Cruz das Almas (BA) recebe edição do Fórum Forró de Raiz Online

Igreja Matriz de Cruz das Almas (BA) – Crédito: Lucas Victor / Skyline

A cidade de Cruz das Almas, localizada no recôncavo baiano realiza uma das maiores  festas de São João do Brasil, chegando a receber no período, mais do que o dobro da sua população.

Apresentações culturais, rodas de conversa, entrevistas e vídeos farão parte dos dois dias de atividades do Fórum Forró de Raiz – etapa Cruz das Almas, que acontece de forma online na Sala de Conferência do aplicativo Sympla e no canal do YouTube da Balaio Nordeste, nos dias (12) e  (13) de março, com transmissão ao vivo. Os ingressos poderão ser adquiridos gratuitamente pela plataforma Sympla. Os inscritos no evento receberão certificado de participação.

Durante a programação, as Rodas de Conversa terão como tema: os Aspectos Conceituais do forró, os Territórios e Comunidades e a Sustentabilidade. Os inscritos para o Fórum online, ainda contarão com a participação de especialistas no setor da cultura, que farão palestras sobre: O Forró Como Conteúdo Pedagógico, A Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, O Diálogo da Música com a Dança no Forró, os Direitos Autorais de Músicas e Danças, MEI e o Panorama Geral sobre a Pesquisa do Forró de Raiz no Brasil. Ainda estão na programação shows ao vivo, vídeos e entrevistas.

O Fórum de Forró de Raiz recebe o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos governadores, prefeitos e vereadores de cada estado. Para essas edições foi recebida a Emenda Parlamentar nº 13390003, do Deputado Federal pela Bahia, Daniel Almeida.

Sobre o Fórum de Forró de Raiz

O Fórum nasceu em João Pessoa, Capital da Paraíba, no ano de 2011, com o intuito de proteger, preservar e fomentar o forró e os seus elementos constituintes tradicionais: os ritmos, as danças, os instrumentos e a formação dos grupos musicais. Foi idealizado por cantores, compositores, dançarinos, grupos culturais, pesquisadores, artistas da cultura popular e admiradores do forró e com o apoio da Associação Cultural Balaio Nordeste, que debatiam as condições de produção, circulação e preservação dos ritmos, das danças e das festas que dão forma e sentido a essa expressão cultural identitária da cultura nordestina.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste

A Associação, que tem como presidente e fundadora, a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer e entretenimento para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda,  cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e público em geral.

Serviço:

Fórum Forró de Raiz Edição Online Cruz das Almas
Data: (12) sexta-feira e (13) sábado, de março
Local: Transmitido ao vivo pela plataforma Sympla e pelo Canal Forró de Raiz Youtube.
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-do-forro-de-raiz—cruz-das-almasba__1138393

Siga Balaio Nordeste no Instagram @balaionordeste e no Facebook: https://www.facebook.com/balaiopb

Assessoria de Imprensa