Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Conta Digital Pessoa Jurídica: Como ela pode ajudar na Gestão de uma empresa?

Conta Digital Pessoa Jurídica: Como ela pode ajudar na Gestão de uma empresa?

Está precisando de ajuda na gestão de sua empresa? Saiba agora como uma Conta Digital para Pessoa Jurídica pode ser o que você precisa.

Primeiramente, as contas digitais são excelentes alternativas para quem necessita de serviços bancários. Através delas, é possível acessar todos os serviços de forma rápida e menos burocrática.

Embora as contas tradicionais tenham evoluído bastante, as digitais ainda vem sendo preferíveis por seus grandes benefícios.

Assim, conheça agora como funciona e quais são as principais vantagens das contas digitais.

Como funciona a Conta Digital Pessoa Jurídica?

De antemão é muito comum que surjam diversas dúvidas sobre as contas digitais. Afinal, trata-se de uma tecnologia relativamente nova e de difícil compreensão para a maioria das pessoas.

Resumidamente, contas digitais são aquelas que oferecem seus serviços por meios virtuais ao invés do meio tradicional, em agências bancárias.

Assim, as contas digitais para pessoas jurídicas são contas que oferecem serviços especialmente dedicados às empresas de forma virtual.

Apenas sócios e representantes legais podem abrir uma conta digital para a empresa. Também as movimentações devem ser feitas por pessoal autorizado.

Em geral, por se tratar de um procedimento virtual, tanto a abertura como as transações tendem a ser simples. Ou seja, não são processos muito longos, complexos ou burocráticos.

Dessa forma, vale muito à pena abrir uma conta digital. Algumas contas digitais oferecem certos benefícios exclusivos para as empresas que forem clientes.

No entanto, também há fatores negativos que devem ser levados em consideração. Note que não será nenhuma conta digital que atenderá aos interesses de sua empresa.

Evidentemente será necessário pesquisar muito bem antes de optar por uma conta digital. Em particular, deve-se considerar fatores como:

  • Tarifas cobradas pelos serviços da conta;
  • Condições para isenção, se houverem;
  • Riscos e custos da abertura e manutenção da conta;
  • Avaliar se há outras possibilidades mais vantajosas.

Enfim, são diversos pontos que devem ser levantados. Por isso, pense bem antes de abrir sua conta digital PJ.

Vantagens da Conta Digital PJ

Vejamos então quais são as grandes vantagens de abrir uma conta digital para pessoa jurídica.

De antemão, saiba que é necessário ter conta PJ para não ter nenhuma grande confusão com o seu patrimônio. É, sem dúvida, muito importante separar finanças pessoais das empresariais.

A gestão da sua empresa se tornará muito mais difícil se não houver essa distinção. Pois, ficará mais difícil identificar por qual tipo de fase seu negócio está passando.

Além disso, você também terá que prestar contas ao governo sobre os resultados de suas atividades. Por exemplo, no pagamento de impostos específicos do seu empreendimento.

Em conclusão, ter uma conta PJ é extremamente importante. Passemos, então, para as razões pelas quais você deve optar por uma conta digital. Confira a seguir.

Vantagens gerais das contas digitais

Inicialmente, tratemos da mais óbvia, e já mencionada razão: ter conta digital agiliza muito as coisas. Elas são bem mais práticas de serem abertas e acessadas.

Os serviços oferecidos ficam ao seu alcance com muita facilidade. Dessa forma, os negócios se beneficiam muito, pois perder muito tempo é muito prejudicial.

Nesse sentido, há que se considerar os custos. Por serem digitais, elas geralmente não cobram tantas tarifas e seus custos de manutenção tendem a ser mais baixos.

Recebimento de pagamentos

Com sua conta digital PJ, você conseguirá negociar pagamentos com facilidade muito maior. Dessa forma, você pode oferecer certos benefícios para os seus clientes.

Ao ampliar sua linha de crédito no mercado, é possível fazer negociações com taxas bem menores e vantagens maiores.

Assim, você traz maior satisfação aos clientes com sua conta digital PJ. Portanto, poderá aumentar o seu alcance e fazer o empreendimento crescer cada vez mais.

Também há que se considerar o outro lado da moeda. Além de facilitar o recebimento, também torna-se mais fácil fazer seus pagamentos.

Caso seu negócio tenha necessidade de pagar, seja funcionários ou fornecedores, certas contas podem ser muito úteis para você.

Por exemplo, uma conta que apresente isenção das taxas para essas transferências.

Dúvidas e riscos da Conta Digital PJ

Após ter visto as principais vantagens, tratemos de algumas possíveis preocupações e dúvidas que um interessado pode ter. Entre elas, muito se questiona sobre a segurança dessas contas.

Realmente é uma excelente preocupação, pois você atrelará sua empresa a uma conta. É muito importante sim ter bastante cuidado com essa questão.

A fim de minimizar os riscos, é aconselhável que você procure um banco digital com longa história e muitos clientes. Conheça outras empresas que abriram contas ali e veja como foi.

Porém, saiba que muitas contas digitais são bastante seguras e existem poucos casos de problemas envolvendo fintechs. Em geral, são tão seguras quanto às contas tradicionais.

Nesse sentido, saiba que você evita riscos bem maiores ao abrir sua conta digital PJ do que se não fizer. Entenda agora qual é a razão disso a seguir. Confira!

Evitar riscos

Além dos riscos nas finanças que já foram explicados, quem não tem conta PJ pode até mesmo sofrer processos judiciais. É isso mesmo!

Afinal, sem ela, suas finanças ficam desorganizadas, gerando diversas possíveis complicações com clientes e fornecedores. Nesse sentido, há previsão legal para tais situações.

Desde 2019 está em vigor uma lei que visa impedir confusões patrimoniais. Através da lei 13.874, é possível ter problemas legais caso sua empresa cometa tal erro.

Portanto, evite qualquer tipo de problema financeiro ou jurídico abrindo sua conta PJ.

Porém, caso realmente prefira uma conta tradicional, é uma escolha sua. Embora perca as vantagens das contas digitais, não deve ser um problema tão grande.

Contudo, é absolutamente necessário ter uma Conta PJ. Sem ela, o seu negócio vai enfrentar diversos tipos de dificuldades, financeiras, jurídicas e ainda muitas outras.

Caso haja falta muito grande de ordem e controle em seu negócio, ele não prosperará e enfrentará riscos. Portanto, tenha uma conta própria para Pessoa Jurídica. Entendido.

Finalmente você já sabe como ter uma conta PJ pode ajudar na Gestão de sua empresa. Agora, pesquise bem as opções que existem e então abra sua conta para te auxiliar nos negócios.

Novamente, é aconselhável uma conta digital pelas suas vantagens, porém escolha aquela que achar melhor. Busque o que for bom para seu empreendimento e melhor atender a demanda.

Marketing 09/ vavadaluz