Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CONFIRMADO: André Mendonça é o novo Ministro da Justiça

CONFIRMADO: André Mendonça é o novo Ministro da Justiça

O governo federal anunciou na madrugada desta terça-feira (28) o advogado André Luiz Mendonça como novo ministro da Justiça. Também foi confirmado que Alexandre Ramagem, atual diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), vai ser o diretor-geral da Polícia Federal (PF). Ambos são amigos próximos da família Bolsonaro.

As vagas no Ministério da Justiça e no comando da PF ficaram abertas após a saída do ex-ministro Sergio Moro e do ex-diretor-geral Maurício Valeixo. Moro decidiu deixar o governo depois de Bolsonaro exonerar Valeixo. O ex-ministro alegou que o presidente tenta interferir politicamente na PF – o que Bolsonaro nega.

Jose Levi Mello do Amaral Júnior foi nomeado para o cargo de Advogado-Geral da União.

Quem é André Mendonça?

Advogado formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP), André Luiz de Almeida Mendonça é funcionário de carreira e já exerceu os cargos de Corregedor-Geral e Diretor de Patrimônio e Probidade da AGU. Também coordenou equipes de negociação dos acordos de leniência celebrados pela AGU e Controladoria-Geral da União (CGU).

É doutor em Estado de Direito e Governança Global e mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca.

Sua tese de doutorado e dissertação de mestrado conquistaram o prêmio extraordinário da mesma Universidade. Também é pós-graduado em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB).

Em 2011, André Mendonça recebeu o Prêmio Innovare, pela idealização e coordenação de grupo da AGU dedicado à recuperação de ativos desviados em casos de corrupção, que recuperou bilhões de reais aos cofres públicos.

Da Redação com G1/vavadaluz