Pular para o conteúdo

Confira como foi o primeiro debate com os candidatos a governador da Paraíba

Confira como foi o primeiro debate com os candidatos a governador da Paraíba

O primeiro debate das eleições 2022 é realizado pela TV Manaíra e Rádio BandNews

Foto: reprodução
Foto: reprodução

A TV Manaíra e Rádio BandNews FM realizaram neste domingo (7) o primeiro debate das eleições 2022 na Paraíba. E o Portal Política JP em parceria com o Sistema Opinião disponibilizou mais uma maneira dos cidadãos acompanharem as propostas daqueles que pretendem governar o Estado.

Todos os candidatos ao Governo da Paraíba estiveram presentes: Adjany Simplício (PSOL), Antônio Nascimento (PSTU), João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL), Major Fábio (PRTB), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB).

A mediação foi da jornalista Cláudia Carvalho. 

Os telespectadores puderam acompanhar o debate no canal 10.1 em João Pessoa, canal 7.1 em Campina Grande, 518 na NET e Vivo, além do canal 13 na SKY. O confronto foi retransmitido pela 103,3 FM e pelas redes sociais, da TV Band/Manaíra, com transmissão simultânea também pelo portal de notícias da Band (www.band.uol.com.br).

RESUMO

A equipe do Política JP esteve no evento e cobriu minuto a minuto do debate, você pode conferir os apontamentos de cada bloco.

PRIMEIRO BLOCO

Os candidatos responderam às perguntas realizadas pela produção da TV Manaíra e Rádio BandNews. 

Em confronto direto os candidatos debateram sobre temas centrais da sociedade: educação, segurança, infraestrutura e economia. 

A violência contra à mulher ainda foi tema do debate, o déficit habitacional, o fim da corrupção e a interiorização da saúde foram alguns dos alvos escolhidos pelos postulantes.

SEGUNDO BLOCO

De acordo com as regras do debate, os candidatos foram para o enfrentamento direto, após a pergunta seguia com direito a réplica e tréplica.

Pedro Cunha Lima (PSDB) e João Azevêdo (PSB) debateram sobre orçamento público, a exemplo da verba de gabinete parlamentar na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

João Azevêdo (PSB) e Nilvan Ferreira (PL) discutiram sobre o controle fiscal e a redução de impostos, como ICMS sobre os combustíveis. Nilvan e João foram incisivos sobre a verba destinada pelo Governo Federal na pandemia da Covid-19.

Nilvan Ferreira (PL) e Veneziano Vital (MDB) falaram sobre desenvolvimento, porto de águas profundas, mineração, duplicação da BR-230, Hospital de Câncer para o Sertão.

Veneziano Vital (MDB) chamou Adjany Simplício (PSOL) e trataram sobre a fome. E propuseram o fortalecimento da agricultura familiar, a criação de novos restaurantes populares. 

Adjany Simplício (PSOL) e Major Fábio (PRTB) abordaram sobre a gravidez na juventude, a vulnerabilidade na adolescência e a segurança das mulheres.

Major Fábio (PRTB) e Antônio Nascimento (PSTU) dialogaram sobre a ideologia de gênero, linguagem neutra e sobre a estatização do agronegócio. 

Antônio Nascimento (PSTU) e Pedro Cunha Lima (PSDB) discutiram sobre a fome, educação e regionalizaram o debate a Campina Grande, quando falaram sobre pessoas que buscavam comida no lixo.

NOVA RODADA

Com as mesmas regras, os candidatos seguiram para uma nova rodada de perguntas entre si.

O clima esquentou com Veneziano Vital (MDB) e João Azevêdo (PSB), o emedebista acusou o atual gestor de não construir nenhuma escola. João rebateu e apresentou números e disse que a sua gestão mantém mais de 300 escolas em tempo integral.

Na sequência João Azevêdo (PSB) chamou Pedro Cunha Lima (PSDB) para falar de segurança pública, os candidatos observaram o baixo efetivo policial e os índices de crimes violentos intencionais.

Pedro Cunha Lima (PSDB) convidou Nilvan Ferreira (PL) e mais uma vez o setor produtivo e a economia voltaram ao centro do debate com temas como a redução de impostos e a defesa pela iniciativa privada.

Nilvan Ferreira (PL) compôs uma rodada com o Major Fábio (PRTB), e falaram sobre a situação hídrica do estado. Major Fábio aumentou o tom quando acusou que em um eventual governo de Nilvan, o candidato seria comandado pelo deputado federal Wellington Roberto. Nilvan rebateu e defendeu o parlamentar.

Major Fábio (PRTB) pediu que Adjany Simplício (PSOL) se dirigisse ao púlpito e abordou as operações: Calvário, Sete Chaves e Famintos. A candidata preferiu abordar a proteção das mulheres, crianças e adolescentes. 

Adjany Simplício (PSOL) chamou Antônio Nascimento (PSTU) e voltou a abordar temas favoráveis às mulheres, como política específica de emprego e renda.

Por fim, Antônio Nascimento (PSTU) debateu com Veneziano Vital (MDB) a questão da saúde e falou sobre a Operação Calvário. Veneziano defendeu o direito à ampla defesa e falou em fortalecimento da saúde nas regiões mais distantes do estado. 

TERCEIRO BLOCO

Os sete candidatos seguiram para uma nova rodada de perguntas entre si, com as mesmas regras do bloco anterior.

João Azevêdo (PSB) iniciou o terceiro bloco e chamou Adjany Simplício (PSOL), o debate foi iniciado sobre a maternidade, exames e a saúde da mulher em geral, como a assistência social.

Adjany Simplício (PSOL) chamou o candidato Nilvan Ferreira (PL) e o provocou sobre os dados de violência contra à mulher, como o alto índice de feminicídio. Nilvan defendeu a criação de uma rede de proteção feminina.

Nilvan Ferreira (PL) pediu que Veneziano Vital (MDB) seguisse ao centro das discussões e debateram sobre energias renováveis. Veneziano defendeu que em todos os prédios públicos tenham energia solar. E a atração de empresas renováveis por meio de redução de impostos.

Veneziano Vital (MDB) convidou Pedro Cunha Lima (PSDB) para falarem sobre o combate à fome e o crescimento do turismo. Pedro defendeu a redução da burocracia e um permanente diálogo com o setor produtivo. Veneziano garantiu que a indústria de turismo pode gerar emprego e renda.

Pedro Cunha Lima (PSDB) escolheu Antônio Nascimento (PSTU) e debateu sobre os auxílios e privilégios políticos. Antônio acusou Pedro de receber os auxílios políticos e disse que a população é quem precisa do acesso a essas verbas. Cunha Lima disse que desde 2015 nunca aceitou os auxílios, e renunciou a aposentadoria de parlamentar.

Antônio Nascimento (PSTU) chamou Major Fábio (PRTB) para debater sobre os transportes públicos e os direitos dos trabalhadores. Major Fábio disse ficar indignado com a falta dos direitos e que vai melhorar o transporte público.

Por fim, Major Fábio (PRTB) pediu que João Azevêdo (PSB) respondesse ao tema dos policiais militares aposentados e questionou o candidato sobre a Operação Calvário. João rebateu e disse que não tem constrangimento em falar no tema. Afirmou que investigaram seu nome e que nada foi encontrado. O candidato a reeleição disse que deu aumentos e melhorou a qualidade de trabalho dos policiais. Major Fábio rebateu e disse que o governador mentiu nas afirmações e disse que Ricardo Coutinho seria professor de Azevêdo.

QUARTO E ÚLTIMO BLOCO

No último bloco, os sete candidatos seguiram para uma nova rodada de perguntas, com as mesmas regras do primeiro bloco. Os candidatos responderam às perguntas realizadas pela produção da TV Manaíra e Rádio BandNews. Com direito a resposta e réplica.

Reajuste salarial, concursos públicos,  saúde dos pets, fome no Brasil e na Paraíba, dependência química, qualidade de vida de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A última pergunta enviada pela redação foi sobre a política de inclusão e combate à violência contra a comunidade LGBTQIAP+.

João Azevêdo (PSB), Adjany Simplício (PSOL), Nilvan Ferreira (PL), Veneziano Vital (MDB), Pedro Cunha Lima (PSDB), Antônio Nascimento (PSTU) e Major Fábio (PRTB) seguiram para as considerações finais e pediram a confiança dos paraibanos.

Politica Jp