Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COMO NADA SE CRIA E TUDO SE COPIA : Placa que ‘proíbe’ roubo é colocada em poste do Rio

Placa que ‘proíbe’ roubo é colocada em poste do Rio

Um protesto discreto, percebido, principalmente, pelos atentos e por quem já foi roubado na região. Há quase dois meses, uma placa de regulamentação, daquelas que o Detran usa para indicar limitações, proibições ou restrições e cuja “violação constitui uma infração prevista no Código de Trânsito Brasileiro”, foi pendurada em um poste na Avenida Central, em Itaipu, Niterói. A mensagem, no entanto, não é nada tradicional: um assaltante com uma arma aponta para uma vítima. Na figura, uma tarja vermelha indica que ali “é proibido roubar”.

A placa surgiu do nada, ninguém sabe exatamente como foi parar ali. Mas suspeita é de que tenha sido pendurada por próprios moradores, cansados de tanta violência. Só neste ano, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública, foram registrados 151 roubos a pedestres e 106 roubos a veículos na 81ª DP (Itaipu), que atende a toda a Região Oceânica.
—Colocaram a placa de um dia para o outro. Quando cheguei para trabalhar, ela estava lá. Só na semana passada, fiquei sabendo de quatro assaltos, está todo mundo com medo aqui. Já roubaram um carro do meu lado e tem muita gente assaltando de moto também. Acho que foi uma forma de protesto — conta o vendedor de empadas Jorge Luiz Rodrigues, de 49 anos, que há dois anos trabalha todos os dias na avenida.

Morador do local desde que nasceu, Baltazar Bernardes, de 44 anos, poderia contribuir para aumentar as estatísticas. Seu filho teve a bicicleta roubada quase em frente onde a placa foi pendurada, mas ele não quis registrar a ocorrência.
Dona Maria das Graças Santiago, de 63 anos,que também mora na região, diz que apesar de ter mudados seus hábitos diários por conta da insegurança, até hoje não havia notado a sinalização:

— Quando saio de casa, tranco tudo, mesmo se tem alguém lá. Fico sempre sabendo de assaltos por aqui. A casa de um vizinho foi assaltada quatro vezes. Tenho muito medo.

A prefeitura informou que já pediu ao governo do estado do Rio a instalação de uma Companhia de Polícia de Proximidade na região. No mês passado, a quarta Base Integrada da Guarda Municipal e Polícia Militar foi inaugurada no Trevo de Piratininga. A Secretaria Municipal de Ordem Pública planeja instalar a quinta Inspetoria da Guarda Municipal na localidade de Campo Belo, próximo à Avenida Central, mas ainda não há data definida.

O Globo