Pular para o conteúdo

COMO ERA O FORRÓ NA PEDRA DE INGÁ NA OPINIÃO DE JORNALISTAS E POLITICOS LOCAIS

FESTA: São João na Pedra do Ingá tem reconhecimento popular (O Momento pb)
E era assim: o Prefeito Manoel da Lenha nos dois primeiros anos do seu mandato fornecia a Secretaria de turismo de Ingá a quantia de R$ 3.000,00 (tres mil reais ) para a realização dos dois dias de são João na Pedra. Com esse volume de dinheiro o Secretario Vavá da Luz contratava quatro trios de forró raiz da terrinha ao custo de 500 reais cada e em sendo assim dois tocava na véspera e os outros dois tocavam no dia. Com o restante da grana o Secretario contratava Bombeiros e seguranças , os primeiros para acompanharem a festa como um todo e os segundos para permanecerem dentro do parque evitando assim depredação e sujeira, O som , os banheiros químicos e uma ambulância de plantão ficavam por conta da prefeitura, os Barraqueiros contribuíam com a quantia de 30 reais dependendo do tipo de negocio, o vendedor de milho, por exemplo,  só pagava 15,  pra manutenção e limpeza do ambiente.
E assim o São João transcorria na maior paz não sendo registrado em oito anos quaisquer tipos de incidente.
Já no segundo mandato o Gestor achou que era muito pequena a quantia, aumentou de 3 para 5 mil reais e a programação foi a mesma com o pátio externo das Itacoatiaras sempre lotado.

A luz de Vavá é muito forte, intensa, iluminada por Deus. Mas não por menos. Quando se trabalha com dedicação, responsabilidade, zelo e seriedade, tudo prospera. 

Foi assim na preliminar do São João e agora, dia 24 (domingo), na Pedra do Ingá.

– Quem não foi, perdeu! – frase que ele e o vice-prefeito do município de Ingá, Robério Burity, costumam usar com frequência para ‘condenar‘ os próprios políticos e empresários da terra que preferem gastar dinheiro e alimentar a economia de Campina Grande, ao invés de prestigiarem os eventos da cidade que se dizem representar.

O MOMENTOPB esteve presente na festa da Praça e da Pedra e pode perceber a sintonia de Robério Burity com o povo, em todos os dois eventos. Assim como também constatou o dinamismo, o prestígio, a popularidade e o respeito que o ingahense nutre pelo secretário e blogueiro Vavá da Luz. Uma cumplicidade harmônica, coroada com brilho, alegria e paz.

Robério Burity elogia organização e tradição junina em Ingá

O vice-prefeito do município de Ingá, Robério Burity, que participou dos festejos juninos ao lado do prefeito Manoel da Lenha, agradeceu a participação popular aos eventos que a prefeitura patrocinou nos distritos e na própria cidade, reafirmando que a tradição vem sendo mantida, desde quando seu pai, Antônio Burity, foi prefeito.

– Manoel da Lenha tem sensibilidade e por isso mesmo mantém o São João tradição, sem muita despesa, valorizando prata da casa, que Antônio Burity fez e ele segue sintonizado com o povo. Parabéns a todos os munícipes e à nossa administração – disse Berinho.

Robério também fez questão de exaltar o trabalho incansável do secretário de Turismo do município, Vavá da Luz.

– Vavá é a própria referência do município de Ingá. É dinâmico, respeitado e um batalhador quando se trata de preservar o nosso patrimônio histórico e fomentar eventos para aquecer um pouco da economia dos nossos comerciantes. Eu faço questão de prestigiar todos os festejos que ele organiza, pois além de amigo é uma pessoa que sabe o valor que tem nossa cidade – disse Robério Burity.

O Momento pb

O forró do chapéu que realizar-se-á nos próximos dias 23 e 24 no pátio externo da pedra de Ingá promete ser o maior e melhor de todos os tempos…
Como vem acontecendo há quatro anos, ou seja desde que o Prefeito Manoel da Lenha assumiu, e nomeou como Secretario de Turismo Vava da Luz, que foi resgatado o tradicional São João das Pedras…. Algumas modificações como transpor a festa para o lado de fora do Parque, não permitir a entrada no Sitio com bebidas alcoólicas e outras somenos importância.
 Atualmente os festejos acontecem no Patio Externo do Sitio Arqueológico e tem atraído milhares de Forrozeiros.
 Portanto nos dias 23 e 24 próximos, véspera e dia de São João, estejam todos convidados, para a partir das 12 horas com término previsto para as 18 horas, se divertirem com 4 trios de forrós pé de pedra, genuinamente ingazense, que irão tocar sem tirar de dentro INTÉ as mulé quebrarem o ZIPER e os Homens torar o botão da barguilha. blog Vavá da Luz
Marconi Lucena

O que você achou?