Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Como é nascer no dia 29 de fevereiro e fazer aniversário de 4 em 4 anos?

Thiago Andriolli e seu irmão gêmeo, Diogo, nasceram e foram registrados no dia 29 de fevereiro, dia que só existe em anos bissextos, ou seja, de 4 em 4 anos

“Não ligo muito para meu aniversário, quase não dou importância para essa data”. É sempre muito estranho escutar isso de alguém, já que a maioria das pessoas ama ganhar presentes, receber parabenizações e fazer festa, mas para Thiago Andriolli a data do aniversário perdeu o encanto por só acontecer, de fato, de 4 em 4 anos.

Thiago Andriolli nasceu e foi registrado no dia 29 de fevereiro
Reprodução Facebook

Thiago Andriolli nasceu e foi registrado no dia 29 de fevereiro

“Todo mundo sempre perguntava que dia poderiam dar os parabéns, como é nascer no dia 29, e alguns até falavam que só dariam presentes a cada quatro anos. Na escola, diziam que não iam me dar parabéns porque não era meu aniversário. Como eu e o Diogo somos gêmeos, também já recebemos apenas um presente para os dois. Nada disso era legal e deixava a data ainda mais frustrante”, conta Thiago, que mora em Lençóis Paulista, no interior de São Paulo. Nos últimos dez anos, mais de 15 mil pessoas nasceram nesta data.

Para evitar que as milhares de pessoas nascidas no dia 29 passem por todas essas situações no mínimo chatas, o procedimento dos cartórios é registrar os bebês como nascidos no dia 28 de fevereiro ou no dia 1º de março. Mas com Thiago e Diogo foi diferente, nem o pai nem o escrivão se deram conta da data e registraram como se fosse um dia normal.

Mesmo fazendo aniversário, efetivamente, de 4 em 4 anos, Thiago e Diogo nunca deixaram de comemorar
Reprodução Facebook

Mesmo fazendo aniversário, efetivamente, de 4 em 4 anos, Thiago e Diogo nunca deixaram de comemora

Essa falta de atenção não comprometeu as comemorações. Mesmo nos anos em que não tinha o dia 29, as festas de aniversario aconteciam antes do mês de fevereiro acabar. Mas quando o ano é bissexto a celebração é sempre maior e mais intensa.

“Quando o ano é bissexto, a família sempre quer planejar algo maior, há uma empolgação a mais. Já as parabenizações são maiores, ninguém fica perdido na data e aí não tem como haver desculpas em não dar os parabéns. Para esse ano já temos algumas coisas planejadas, principalmente no dia 29 que é algo que não podemos deixar de comemorar, mesmo que não ligue tanto para aniversário”, explica Thiago, que, aos 24 anos brinca que ele e o irmão estão completando 6 anos.