Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Como construir uma comunidade em seu escritório de coworking

Como construir uma comunidade em seu escritório de coworking

O aumento nos escritórios de coworking só deve aumentar nos próximos anos. Aqui estão algumas dicas importantes sobre como fazer um escritório de coworking funcionar para seus membros.

Com o surgimento do trabalho remoto, mais profissionais estão ingressando nos escritórios de coworking para evitar o isolamento que advém do trabalho sozinho. Pouco mais de 30% da força de trabalho atual é composta por contratados independentes ou profissionais autônomos; e esse número deve aumentar para 40% até 2020. Mais e mais pessoas estão deixando o ambiente de escritório tradicional por cafeterias, escritórios domésticos e coworking compartilhado.

Coworking oferece uma forma de rede, socializar e colaborar durante a jornada de trabalho. Alguns espaços fornecem simplesmente uma conexão à Internet e um lugar para estacionar seu laptop. Os mais bem-sucedidos, no entanto, promovem uma comunidade vibrante que melhora a jornada de trabalho do freelancer. Dados de um relatório descobriram que “ 71% dos membros de coworking relatam que seus espaços de trabalho impactam positivamente as formas como eles se envolvem em seu trabalho”.

Então, como um escritório de coworking pode criar intencionalmente uma comunidade que gere esse impacto positivo no trabalho de seus membros? Siga estas etapas para construir uma comunidade em seu escritório de coworking.

 

Construa um site memorável

Embora pareça que não faça sentido para a construção de uma comunidade, um site incrível para seu escritório de coworking pode contribuir.

Isso porque existem diversas ferramentas de interação que podem ser utilizadas para fazer com que seus clientes voltem a visitar com frequência, como blog, áreas de membros, forums, entre outras funcionalidades.

Um bom exemplo disso é o Coworking Ribeirão Preto, que possui um site atrativo e bem posicionado no Google, sendo hospedado em um VPS para suportar a demanda de acessos de sua comunidade.

 

Contrate um gerente de comunidade

Possivelmente, o ativo mais valioso em qualquer escritório de coworking é o gerente da comunidade . Essa pessoa dá as boas-vindas aos novos associados, organiza eventos e soluciona problemas que surgem no espaço. Um gerente de comunidade é a personificação física do que o escritório de coworking representa: encontre alguém inclusivo, amigável e extrovertido, e você atrairá membros que respondem a essa energia.

Não tenha pressa em contratar um gerente de comunidade para encontrar alguém com as habilidades pessoais certas e perspectiva de apoiar os membros do espaço de trabalho.

 

Crie uma parede membro

Um mural de membros ou diretório online é uma ótima maneira de ajudar seus membros a se conhecerem. Peça ao seu gerente de comunidade que pegue uma Polaroid de cada novo membro e adicione-a a uma parede com seu nome, empresa e interesses. Alguns espaços de trabalho compartilhado chegam a adicionar detalhes de networking ou curiosidades, como a comida favorita ou o aniversário de um membro. As paredes de membros ajudam seus clientes de coworking a se familiarizarem com seus vizinhos de mesa e novos lanchonetes.

Existem várias maneiras de tornar seu escritório de coworking uma colmeia de conhecimento e recursos.

 

Considere seu layout físico

Escritórios corporativos tradicionais há muito tempo vêm alterando layouts diferentes em busca de uma maneira de melhorar o moral e a colaboração dos funcionários. Os escritórios de coworking têm um pouco mais de flexibilidade do que os escritórios tradicionais, pois o espaço não precisa acomodar uma hierarquia existente de líderes seniores, gerentes e membros da equipe. Um “ layout combinado ” de escritórios privados, áreas comuns e mesas comunitárias fornece um bom equilíbrio entre áreas de colaboração e áreas de foco.

Um escritório de coworking adicionou um café ao seu espaço de trabalho aberto a membros e não membros. As pessoas vêm regularmente para um café e uma rede informal, e o espaço de trabalho se beneficia de outro fluxo de receita além das taxas dos associados. As cozinhas comunitárias também são ótimos lugares para os membros se conectarem durante o almoço compartilhado. Um escritório de coworking em Ribeirão Preto hospeda almoços “Salada Sexy” onde cada membro traz um ingrediente de salada para contribuir com a refeição familiar, preparado e hospedado na cozinha. Essas áreas são críticas para compartilhar, socializar e criar vínculos entre os membros e seus compromissos de trabalho.

 

Hospedar eventos

Um calendário regular de eventos abertos é um componente importante de qualquer escritório de coworking. Existem várias maneiras de tornar seu escritório de coworking uma colmeia de conhecimento e recursos. Existem algumas organizações formais que você pode convidar para seu espaço; ou, se você não tiver orçamento, reproduza algumas de suas ideias em uma escala menor para seus membros.

 

Comece um boletim informativo da comunidade

Se o seu escritório de coworking for fluido, com muitos membros entrando e saindo ao longo do dia, um boletim informativo pode ser a melhor maneira de reunir todos. Espalhe a palavra sobre novos membros, eventos e “quem é quem” sem encurralar os membros durante o horário de trabalho.

Alguns boletins da comunidade apresentam oportunidades de emprego ou vagas em aberto; outros usarão o espaço para comemorar quando um empresário conseguir sua próxima rodada de financiamento, por exemplo. Os escritórios de coworking tendem a atrair um conjunto diversificado de profissionais que trabalham em projetos e cronogramas exclusivos. Seu objetivo é acomodar as necessidades deles e, ao mesmo tempo, ser inclusivo. Procure maneiras de contar a história do seu espaço de uma forma que faça os membros se sentirem valorizados – não importa a frequência com que eles parem.