Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Comando Militar do Nordeste tem novo comandante; saiba quem é Kleber Nunes de Vasconcellos

O Comando Militar do Nordeste terá um novo comandante. O anúncio foi feito pelo Exército na última quinta-feira (16).

O novo comandante será Kleber Nunes de Vasconcellos e ficará no lugar de Richard Fernandes Nunes.

Quem é Kleber Nunes de Vasconcellos?

Vasconcellos já atuou como Chefe de Missões de Paz e Aviação do Comando de Operações Terrestres e também foi Inspetor-geral das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.

Ele tem 61 anos e é natural do Rio de Janeiro. Entrou no Exército em 1978, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e foi declarado Aspirante-A-Oficial da Arma de Artilharia em 1985.

Em 2019, ele foi nomeado para o cargo de Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da VIla Militar e agora assumirá o Comando Militar do Nordeste.

Troca de militares no governo

Desde o episódio de 8 de janeiro de 2023, o governo federal vem trocando alguns generais do Exército, como noticiado pela Folha de São Paulo.

Um exemplo foi a troca do general Gustavo Dutra do Comando Militar do Planalto, que liderou as tropas durante os ataques em Brasília; no lugar de Dutra, assumiu o general Ricardo Piai Carmona.

Outra troca foi o general Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que substituiu o general Júlio Cesar de Arruda após uma crise entre o governo federal e os militares.