Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Com presença de Ricardo Coutinho Temer se reúne com governadores para discutir dívida

Com presença de Ricardo Coutinho Temer se reúne com governadores para discutir dívida

O governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), se reúne logo mais com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com os demais governadores do país, para debater a renegociação da dívida dos estados com a União e o recente decreto de calamidade do governo do Rio de Janeiro, motivado por crise financeira.

A reunião está programada para começar às 15h, no Palácio do Planalto. Antes, nesta manhã, os governadores se reúnem na residência oficial do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg.

Durante a reunião desta segunda o governo federal também espera avançar na negociação com os estados sobre um alívio no pagamento de suas dívidas com a União, que hoje superam os R$ 400 bilhões.

No final de junho vence o prazo de 60 dias dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para que o Planalto e os governadores cheguem a um acordo. Se não houver solução, a Corte voltará a analisar o cálculo que definirá o montante a ser pago.

No dia 9 de junho, o Ministério da Fazenda entregou a representantes dos estados uma nova proposta para a renegociação das dívidas. Ela prevê a redução, de 24 para 18 meses, do período de carência (suspensão) do pagamento das parcelas e ainda a queda gradual do percentual da dívida sob carência. Ela começaria com 100% e vai se reduzindo até chegar em 0% no 18º mês.

Antes, os estados haviam pedido 100% de carência no pagamento por 24 meses. Eles alegam queda da arrecadação de impostos e dificuldades em cumprir compromissos financeiros – alguns estados, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul, chegaram a atrasar pagamento de salários e aposentadorias.

Entretanto, o governo federal também enfrenta dificuldade com suas contas. A estimativa é de que o rombo fiscal possa chegar a R$ 170,5 bilhões em 2016.


Redação