Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Com desistências, 200 vagas do Mais Médicos voltam a ser abertas

Com desistências, 200 vagas do Mais Médicos voltam a ser abertas

​Os profissionais comunicaram aos municípios que não vão assumir os postos para os quais haviam mostrado interesse

Até 18 horas desta terça, dos 34.653 inscritos no Mais Médicos, 3.276 já haviam se apresentado ou iniciado as atividades no programa. (Foto: Reprodução)

Diante da desistência de profissionais, 200 vagas que já haviam sido consideradas preenchidas voltam a ser oferecidas no edital do Programa Mais Médicos. Os postos serão incluídos a partir das 18 horas desta quarta-feira (5), informou o Ministério da Saúde.

Os profissionais comunicaram aos municípios que não vão assumir os postos para os quais haviam mostrado interesse. De acordo com o Ministério da Saúde, o principal motivo alegado pelos médicos foi a incompatibilidade de horário. Para participar do programa, é exigida a dedicação de 40 horas semanais.

Com essa carga horária, no entanto, profissionais argumentam ser difícil de exercer outras atividades, como plantões em hospitais próximos. Houve ainda profissionais que informaram o ingresso na Residência Médica ou a oferta de um outro posto de trabalho.

Até 18 horas desta terça, dos 34.653 inscritos no Mais Médicos, 3.276 já haviam se apresentado ou iniciado as atividades no programa.

Ao todo, foram abertos 8.332 postos de trabalho, em razão da saída de médicos cubanos do programa. O rompimento foi anunciado no mês passado pelo governo cubano, depois de o presidente eleito Jair Bolsonaro anunciar a decisão de mudar o formato do acordo de cooperação, em vigor desde 2013.

Com o edital de reposição, profissionais têm até o dia 14 para apresentação nos municípios. Em caso de necessidade, o Ministério da Saúde irá realizar novas chamadas até que complete o quadro de vagas do programa. Nesta primeira etapa, podem se candidatar apenas profissionais formados no Brasil.

Click Pb