Pular para o conteúdo

Chikungunya, eis a doença do nobre politico paraibano

Vital_Maranhao1

O senador José Maranhão (PMDB) que está afastado de suas atividades políticas há cerca de 15 por motivo de saúde abalada recebeu o diagnóstico de médico de Recife. Ele está com Chikungunya. Inicialmente se imaginava que se tratava de dengue, porém, com a persistência dos sintomas e a demora de melhora, o senador procurou um amigo médico e especialista em Recife. O senador Maranhão ainda assim vai para São Paulo para fazer outros exames.  A esposa do senador, Desembargadora Fátima Bezerra, também está acamada igualmente com suspeita da mesma doença.

O que é Febre Chikungunya?
Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A febre chikungunya teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ela recebeu esse nome pois chikungunya significa “aqueles que se dobram” no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante. O paciente tem dificuldade de movimentos e locomoção por causa das articulações inflamadas e doloridas, daí o “andar curvado”.