“A morte de minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros de minha família”, disse o monarca em uma declaração.
Após a morte na quinta-feira (8) da Rainha Elizabeth II aos 96 anos de idade, seu filho mais velho, Charles, tornou-se Rei do Reino Unido. Sua esposa, Camilla Parker Bowles, agora é rainha consorte. Isto foi anunciado pela Casa Real em uma mensagem anunciando a morte da monarca, que está no trono há setenta anos.
O rei Charles emitiu uma declaração logo após a notícia de sua morte. “A morte de minha querida mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros de minha família. Lamentamos profundamente a morte de uma amada soberana e de uma mãe muito amada. Sei que sua perda será profundamente sentida em todo o país, nos reinos e na Commonwealth, e por inúmeras pessoas ao redor do mundo”, disse ele.
“Durante este período de luto e mudança, minha família e eu seremos confortados e apoiados por nosso conhecimento do respeito e do profundo afeto em que a Rainha foi mantida”, concluiu.
Charles, nascido em Londres em novembro de 1948 sob o nome secular Charles Philip Arthur George, assistiu à coroação de sua mãe aos três anos de idade e imediatamente se tornou Duque da Cornualha, título que a coroa britânica confere aos herdeiros do trono.
O filho mais velho de Elizabeth II ascendeu ao trono aos 73 anos de idade.
Como a BBC destacou hoje, a morte da Rainha encerra um longo e turbulento período da história, no qual a monarca desempenhou um papel fundamental. Muitas gerações de cidadãos britânicos e da Commonwealth nunca conheceram outra pessoa no trono