No dia 20 de maio de 2024, juntamente com o professor Alexandre Ferreira, a primeira turma Técnica em Guia de Turismo da Ecit Luís Gonzaga Burity esteve em visita ao Sítio Arqueológico: Itacoatiaras do Ingá para uma Cerimônia de entrega de certificados referentes a conclusão dos cursos “ROTEIROS TURÍSTICOS e MARKETING TURÍSTICO”, oferecidos de formar remota pela plataforma “APRENDA MAIS”, que trabalha de forma parceira como o Ministério da Educação e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
O momento de entrega dos certificados aos estudantes da Ecit Luís Gonzaga Burity, foi feito pelo Secretário de Turismo do município do Ingá, o senhor Vavá da Luz e o Guia de Turismo das Itacoatiaras do Ingá, Marquinhos.
Após a entrega dos certificados, o momento foi seguido por uma aula prática de guiamento, onde o guia Marquinhos apresentou as inscrições Itacoatiaras a turma e o museu de história natural do Sítio arqueológico.
No momento, de forma incentivadora, o Secretário de Turismo do município do Ingá, o senhor Vavá da Luz falou sobre as alegrias e os desafios de se trabalhar com o turismo, relatando a sua experiencia de vida no âmbito de suas vivencias nacionais e internacionais.
A visita as Itacoatiaras e o encerramento de entrega dos certificados aos estudantes foram finalizados com um breakfast oferecido pelo secretário de turismo do município.
Além da interação entre os estudantes de turismo, o patrimônio arqueológico local e a entrega dos certificados. Podemos dizer que o ponto máximo da visita e do cerimonial foi despertar nos alunos o senso de preservação de sua identidade, de seu patrimônio e de sua cultura, principalmente no que diz respeito a sua formação como cidadão e, futuro profissional que terá como ferramenta de trabalho aquilo que foram deixados pelos nossos antepassados. E, nesse aspecto podemos citar as itacoatiaras, o nosso casario, as nossas produções culturais.
Obrigado Vavá da Luz pela receptividade, pela aula de conhecimento e, principalmente pela motivação despertada nos nossos estudantes.
Postado por Alexandre Ferreira às 09:38