Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Central de Transplantes soma três doações de múltiplos órgãos em apenas cinco dias

Em um intervalo de apenas cinco dias, a Central Estadual de Transplantes já registrou três doações de múltiplos órgãos. Todas elas aconteceram no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa. A unidade é considerada a maior doadora de órgãos no estado, registrando, do início do ano até agora, sete doadores efetivos, ou seja, potenciais doadores nos quais foi removido pelo menos um órgão sólido para transplante.

A doação mais recente ocorreu nessa segunda-feira (03), de uma mulher de 33 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico. Foram doados o fígado, para um homem de 57 anos; o rim direito, para um homem de 47 anos e o rim esquerdo, para um homem de 51 anos. As córneas também foram doadas, mas precisam ser levadas para avaliação no Banco de Olhos, antes da realização do procedimento.

A primeira doação ocorreu no dia 30 de março, quando foram doados coração, fígado, rins e córneas. O paciente doador tinha 34 anos. No dia 1º de abril, a Central de Transplantes registrou a segunda doação, que veio de uma mulher de 46 anos. Com a autorização da família, foram doados fígado, rins e córneas.

Com essas doações, já são mais dez paraibanos beneficiados com a realização de um transplante de órgãos, e mais seis pessoas, com transplante de córneas.

“Com certeza estamos repletos de alegria. Graças à decisão e consentimento dos familiares e à excelência da equipe envolvida, conseguimos ter êxito na captação dos órgãos. Essa conquista é um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo e se tornem doadoras”, ressalta a diretora da Central Estadual de Transplantes, Rafaela Dias.

Números – Em 2023, a Paraíba já realizou 60 transplantes, sendo 44 de córneas, dois de coração, 10 de rins e quatro de fígado. Ainda aguardam na fila pela doação de um órgão ou tecido 449 pessoas.

 

 

SECOM