Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Governador visita o açude de Boqueirão e posta vídeo da chegada das águas do Rio São Francisco

 

No vídeo é possível ver o fluxo de água seguindo sem obstáculos e com velocidade razoável

O governador Ricardo Coutinho (PSB) postou um vídeo em suas redes sociais das águas do Rio são Francisco chegando à Barragem de Boqueirão (Epitácio Pessoa), reservatório que abastece a cidade de Campina Grande e região. No vídeo é possível ver o fluxo de água seguindo sem obstáculos e com velocidade razoável. O governador está no local, em comitiva, para acompanhar as chegadas das águas.

 

“As águas do São Francisco já chegaram ao açude de Boqueirão. O trabalho feito pelo Governo na retificação da calha do Rio Paraíba proporcionou a chegada das águas antes do prazo. Viva a Paraíba!”, diz o socialista na postagem. Antes de chegar ao reservatório Epitácio Pessoa, mais de 300 quilômetros foram percorridos pelas águas do São Francisco, do início do Eixo Leste do projeto, em Floresta (PE), e ao longo do rio Paraíba, desde a inauguração do trecho em março.

O encontro ocorreu 39 dias após as águas do “Velho Chico” chegarem à cidade de Monteiro, confirmando a previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), que havia anunciado um período entre 30 e 45 dias para que as águas percorressem 145 quilômetros ao longo do rio Paraíba. A expectativa agora é para que o reservatório comece a ganhar volume para que o abastecimento de Campina Grande e outras 18 cidades seja normalizado.

Na manhã desta quarta-feira (19) o reservatório estava com 12 milhões de metros cúbicos, o que equivale a 2,9% da capacidade máxima (411 milhões de metros cúbicos). Com a transposição, as águas do Velho Chico beneficiarão aproximadamente 716 mil habitantes. Além de Campina Grande, os municípios atendidos serão: Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó, Cabaceira

Veja vídeo:

 
 Blog do Gordinho