Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CBTU aponta responsabilidade da Prefeitura de Campina Grande em descarrilamento do Trem do Forró

🚨🚔 CBTU aponta responsabilidade da Prefeitura de Campina Grande em descarrilamento do Trem do Forró

Três dias após um descarrilamento do “Trem do Forró”, no passeio entre Campina Grande e o distrito de Galante, como parte da programação do Maior São João do Mundo, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU soltou apenas nesta quarta-feira (19) nota se posicionando sobre o incidente ocorrido no último domingo (16). O caso só veio à tona após denúncia do Sindicato dos Trabalhadores Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba.

O sindicato acredita que, depois do descarrilamento, a viagem não é segura. A atração é muito procurada por turistas.

A CBTU alegou, no entanto, que “o descarrilamento da locomotiva se deu após o encerramento das viagens, em função do acúmulo de água sobre os trilhos, decorrente das fortes chuvas vivenciadas desde a semana passada”. E afirmou que “tão logo verificada a ocorrência, a promotora do evento providenciou toda a logística necessária para recolocar a composição nos trilhos, bem como a Prefeitura de Campina Grande mobilizou pessoal para realizar serviços de reparo emergencial na via, tudo devidamente acompanhado por técnicos da CBTU”.

A CBTU também informou que não tem responsabilidade sobre a manutenção do transporte. Segundo a Companhia, “a responsabilidade pela manutenção do trecho ferroviário utilizado para o evento não é da CBTU, cabendo a esta Companhia, tão somente, a locação da composição e o fornecimento de mão de obra para operação do trem nos dias das viagens”.

O órgão federal afirma que há um acordo firmado em que o Município de Campina Grande e a empresa promotora do evento ficaram responsáveis por realizar as intervenções necessárias junto à faixa de domínio da ferrovia para garantir a segurança da operação.

NOTA

CBTU João Pessoa – Nota de esclarecimento

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos – CBTU, vem, por meio da presente nota, prestar esclarecimentos a respeito de notícias divulgadas por órgãos da imprensa local quanto ao descarrilamento da locomotiva envolvida no evento Forró nos Trilhos, na cidade de Campina Grande, no último fim de semana.

Ao contrário do que tem sido divulgado, a responsabilidade pela manutenção do trecho ferroviário utilizado para o evento não é da CBTU, cabendo a esta Companhia, tão somente, a locação da composição e o fornecimento de mão de obra para operação do trem nos dias das viagens. Conforme instrumento firmado entre a CBTU, o Município de Campina Grande e a empresa promotora do evento, compete a estes dois últimos realizar as intervenções necessárias junto à faixa de domínio da ferrovia para garantir a segurança da operação.

Frisamos que o descarrilamento da locomotiva se deu após o encerramento das viagens, em função do acúmulo de água sobre os trilhos, decorrente das fortes chuvas vivenciadas desde a semana passada. Tão logo verificada a ocorrência, a promotora do evento providenciou toda a logística necessária para recolocar a composição nos trilhos, bem como a Prefeitura de Campina Grande mobilizou pessoal para realizar serviços de reparo emergencial na via, tudo devidamente acompanhado por técnicos da CBTU.

Deste modo, ao contrário do que tem sido enfaticamente afirmado pelo Sindicato dos Trabalhadores Empresas Ferroviárias no Estado da Paraíba, o trecho utilizado para promoção do evento não oferece riscos, tendo sido inspecionado e aprovado pela ANTT, atestando-se as condições de segurança necessárias.

Por fim, a CBTU ressalta que o evento Forró nos Trilhos, em suas diversas edições, vem sendo realizado há cerca de 20 anos, com importância, segurança e qualidade reconhecidas pelo público, tendo se incorporado ao calendário cultural da Paraíba e de todo o país. Ao contrário do que tem sido afirmado, nenhum forrozeiro ficará na mão e o forró continuará nos trilhos.

Paulo Barreto Superintendente

Campina é Notícias/Click PB