Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Casal fatura R$ 800 mil com loja virtual de presentes criativos

Busca por produtos que fugissem do trivial na hora de presentear uniu os empreendedores Julia Sanches e Thiago Speranzini nos negócios – e fortaleceu o amor!

Empresa é voltada para quem sempre encontrou dificuldades na busca por presentes com toques de originalidade
Divulgação

Empresa é voltada para quem sempre encontrou dificuldades na busca por presentes com toques de originalidade

A dificuldade em encontrar presentes personalizados, que fugissem ao padrão dos tipicamente encontrados no varejo tradicional, serviu de motivação para que o casal Julia Sanches e Thiago Speranzini decidisse ampliar a parceria na vida pessoal para o mundo dos negócios. No ar desde janeiro de 2013, a loja virtual Found it! oferece opções para quem, assim como o jovem casal, busca opções de produtos inusitados para as mais diversas ocasiões e tipos de pessoas.  

Colegas de escola durante a infância, em 2009 Julia e Thiago se reencontraram e iniciaram o namoro. Logo a sinergia de interesses e o gosto por trocar presentes inusitados fez com que o instinto empreendedor dos dois aflorasse. Não demorou para que, em conjunto, eles começassem a esboçar a ideia que deu origem à Found It!, voltada exatamente para quem, como eles, sempre encontrou dificuldades na busca por presentes com toques de originalidade.

“Percebemos que esse mercado de presentes era carente, e resolvemos investir”, conta Julia. “Sempre achei que iria empreender. Mas quando estivesse com uns 40 anos, casada e com filhos. Já o Thiago tinha o sonho de empreender desde a sua adolescência,  incentivado pelo colégio em que estudou na Europa”, completa. Incentivada pelo companheiro, contudo, ela viu seus objetivos tomarem forma muito antes da meta estabelecida.

Leia também: Veja 10 dicas para não perder clientes durante a crise

Para transformar a ideia inovadora em um negócio real, a dupla iniciou um processo de pesquisa de mercado e definição do business plan. Economista, Thiago abandonou seu emprego em uma consultoria para mergulhar no processo de abertura e implantação da startup. Seis meses depois, Julia, que é administradora, também deixou seu cargo em uma grande indústria de embalagens.

“Nesse momento já tínhamos certeza de que o projeto iria para o ar. Esta decisão então, apesar de sempre ser difícil, se tornou mais tranquila. Estávamos bem seguros do que estávamos fazendo, já tínhamos bem definidos os objetivos e estratégia do negócio”, conta Thiago. Ao todo, o casal levou um ano planejando a entrada da empresa no mercado e investiu R$ 100 mil, oriundos de recursos próprios.

União a toda prova

Sempre juntos, quando se trata de convivência os empreendedores garantem que tem qualidades  complementares. De acordo com Julia, Thiago é mais analítico e estratégico. Já ela, de acordo com Thiago, é quem gosta de “colocar a mão na massa” e resolver os problemas.

Julia e Thiago, da Found It!
Divulgação

Julia e Thiago, da Found It!

No cotidiano da empresa, eles se dividem em tarefas complementares. Ela cuida do marketing e comercial. Ele do financeiro e novos negócios. “Um respeita e confia muito no papel do outro na empresa, e isso contribui para que não tenhamos grandes discussões. As brigas acontecem, mas no nosso caso são raríssimas”, comenta Thiago. 

E para que o trabalho não interfira na relação pessoal, eles criaram uma estratégia própria para manter o equilíbrio. “Desde o começo, temos um trato de ao menos uma vez por semana fazermos um programa a dois. Seja cinema, jantar ou esportes”, afirma Julia. Além disso, a convivência com a família e amigos é outro ponto importante para ambos.“Procuramos estar nos finais de semana com amigos e família para conversarmos sobre outros assuntos”,afirma.

Leia também: Entenda como funciona a recuperação judicial

Sorte no amor e nos negócios

Saber separar o cotidiano no trabalho das emoções é apenas um dos trunfos do casal. O sucesso do modelo de comércio desenvolvido por Julia e Thiago está diretamente ligado à paixão dos dois pelo formato de serviço e atendimento personalizado idealizado por eles. Além de opções variadas de produtos, o site  proporciona assessoria de presentes baseado em informações sobre o perfil do presenteado, idade, sexo e outros detalhes, que podem ser enviados a partir de um formulário. A consultoria também pode ser feita por meio do whatsapp.

Esse trabalho de aproximação com os compradores feito pela equipe de vendas do Found It! provou ser um diferencial competitivo e garante um volume mensal médio de 200 pedidos. Em datas comemorativas este número chega a ser três vezes maior. Adicionalmente, o site oferece a opção  “Last minute”, de entrega de produtos em um prazo de até 4 horas para alguns bairros de São Paulo.