Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Candidato a deputado federal, Heron Cid defende energia solar gratuita para famílias de baixa renda

Candidato a deputado federal, Heron Cid defende energia solar gratuita para famílias de baixa renda

Com o aumento das taxas de energia, o valor da conta para o consumidor vem pesando no orçamento. Uma pesquisa da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace) mostrou que, depois da alimentação, os gastos com energia e saúde estão liderando os custos mensais do brasileiro. Candidato a deputado federal, Heron Cid (PSB) defende a criação de uma política nacional para garantir o acesso à energia solar para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

A proposta do jornalista é que pessoas que atualmente são contempladas pelos programas de assistência social, como Auxílio Brasil, e que vivam na zona rural, sejam priorizadas e recebam, de maneira gratuita, as placas de energia solar.  A instalação reduziria consideravelmente os custos com a conta de energia.

Heron cita o Sertão paraibano, conhecido pelas altas temperaturas, tempo seco e ensolarado, como local ideal para abrigar esse projeto. Com ele, moradores da região que se enquadram nos critérios teriam um custo a menos no orçamento mensal. “Nossa região tem um potencial imenso de geração de energia solar e não pode ser só para quem pode pagar ou financiar no banco”, avaliou.

Ele ressalta que com a medida, os recursos seriam destinados para associações rurais, que seriam responsáveis pela compra e instalação das placas de energia solar. Agricultores e autônomos também poderão ser contemplados com a política. “Meu mandato estará à disposição para formular leis, projetos e fomentar esse tema tão relevante para a economia, o desenvolvimento da região e a geração de renda”, pontuou.

Entre as vantagens da energia solar se destacam a redução dos gastos mensais, o impacto positivo no meio ambiente, por ser uma prática sustentável; a durabilidade e baixa manutenção e a previsibilidade, já que, uma vez instalada, os custos não são alterados pela inflação.

Com Assessoria/vavadaluz