Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BRASILEIRO É EXECUTADO NA INDONÉSIA E DILMA SE EMPUTECE NO BRASIL

Dilma-Rousseff-20130828-01-size-598

Condenado à pena de morte, brasileiro foi fuzilado na Indonésia.

Em nota, presidente diz que execução afeta relações entre os países

Do G1, em Brasília

Em nota divulgada neste sábado (17), o Palácio do Planalto informou que a presidente Dilma Rousseff está “consternada e indignada” com a execução do brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira na Indonésia. O embaixador do Brasil em Jacarta, Paulo Alberto da Silveira Soares, será chamado para consultas.

Na linguagem diplomática, chamar um embaixador para consultas representa uma espécie de agravo ao país no qual está o embaixador. O Itamaraty informou que não há data prevista para o retorno de Paulo Alberto da Silveira Soares ao Brasil.

“A presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia”, afirmou o Planalto. Moreira, de 53 anos, foi condenado à morte por tráfico de drogas

A nota lembra que a presidente dirigiu pessoalmente na última sexta-feira (16) um apelo humanitário ao presidente indonésio, Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu. O pedido, porém, foi negadopelo governante, que alegou que não poderia reverter a sentença pois todos os trâmites jurídicos já haviam sido concluídos.

“A presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico como na carta enviada, posteriormente, por Widodo”, informou.

O Planalto disse ainda que a o recurso à pena de morte “afeta gravemente as relações entre nossos países” e destacou que a sociedade mundial “crescentemente condena” esse tipo de pena. A presidente ainda deu uma palavra de pesar e conforto à família de Marco.

Veja a íntegra da nota divulgada pelo Palácio do Planalto:

“Nota à imprensa

A Presidenta Dilma Rousseff tomou conhecimento – consternada e indignada – da execução do brasileiro Marco Archer ocorrida hoje às 15:31 horário de Brasília na Indonésia.

Sem desconhecer a gravidade dos crimes que levaram à condenação de Archer e respeitando a soberania e o sistema jurídico indonésio, a Presidenta dirigiu pessoalmente, na sexta-feira última, apelo humanitário ao seu homólogo Joko Widodo, para que fosse concedida clemência ao réu, como prevê a legislação daquele país.

A Presidenta Dilma lamenta profundamente que esse derradeiro pedido, que se seguiu a tantos outros feitos nos últimos anos, não tenha encontrado acolhida por parte do Chefe de Estado da Indonésia, tanto no contato telefônico  como na carta enviada, posteriormente, por Widodo.

O recurso à pena de morte, que a sociedade mundial crescentemente condena, afeta gravemente as relações entre nossos países.

Nesta hora, a Presidenta Dilma dirige uma palavra de pesar e conforto à família enlutada.
O Embaixador do Brasil em Jacarta está sendo chamado a Brasília para consultas.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República