Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

BORA VER : Navio-patrulha da Marinha do Brasil é aberto à visitação no Porto de Cabedelo

  • por

Navio-patrulha da Marinha do Brasil é aberto à visitação no Porto de Cabedelo

 

O navio-patrulha Guaíba P-41, da Marinha do Brasil, atracou nessa segunda-feira (10), no Porto de Cabedelo, e a partir desta quinta-feira (13), estará aberto à visitação pública. A visitação se estende até o próximo domingo (16), sempre das 14h às 17h30.

 

A Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB) e a Capitania dos Portos alertam que, devido às características e limitações do terminal e das peculiaridades do navio, como a existência de escadas para acesso aos compartimentos, sejam evitadas, na visitação, crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldades de locomoção.

 

O navio Guaíba tem 46,5 metros de comprimento e atua desde 1994. Tem raio de ação de 2.200 milhas náuticas a 12 nós (10 dias); é equipado com um canhão Bofors L/70 de 40 mm; duas metralhadoras Oerlikon Mk-10 de 20mm em dois reparos singelos.

 

Equipamentos – Uma lancha de casco semirrígido (RHIB), com capacidade para 10 homens e um bote inflável para seis homens, usados para salvamentos e abordagens. Um guindaste eletro-hidráulico com capacidade para 620 kg.

 

O Navio Patrulha Guaíba – P 41 é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, em homenagem a um rio homônimo que deságua na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul. Foi construído pelo AMRJ – Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.

 

É subordinado ao 3º Distrito Naval, integrando o Grupamento Naval do Nordeste (GrupNNE), tendo como área de atuação o litoral dos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará, operando a partir de Natal-RN.