Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Biden faz viagem surpresa à Ucrânia

  • por

            (Imagem: Reuters | Vavá da Luz)
Só se fala disso.
 Às vésperas de completar um ano da guerra, ontem, Joe Biden, fez uma viagem surpresa a Kiev, desafiando Putin e reforçando o seu apoio à Ucrânia.

  • Agradecido, o presidente ucraniano, Zelenski, chamou a visita de a mais importante da história das relações entre os dois países.

Contexto: A viagem acontece em um momento de inflexão da guerra, com aumento da pressão russa no leste e no sul do país e Kiev pedindo armas sofisticadas e potentes para os países ocidentais.

O que aconteceu por lá? 👀

Somando aos quase US$ 50 bilhões de ajuda militar que já foram oferecidos anteriormente, Biden anunciou o envio de um novo pacote de mísseis e artilharia, no valor de US$ 500 milhões.

Afirmando que “a guerra brutal e injusta está longe de ganha”, ele reforçou que haverá dias muitos difíceis pela frente. Por outro lado, disse que Putin falhou ao pensar que a Ucrânia era fraca e que o Ocidente estava dividido.

Zoom out: Mais do que simbólico, o “aniversário” da guerra pode marcar a fase mais mortal do conflito. Segundo analistas militares, a Ucrânia está se preparando para uma nova grande ofensiva russa.

Fonte: The News | Vavá da Luz