Pular para o conteúdo

Belezas da Paraíba são destaque no Feirão Nacional de Turismo

Belas praias, o friozinho da serra, além de uma gastronomia rica, um povo acolhedor e imersão na cultura popular são atrativos que colocam a Paraíba em evidência atualmente no turismo. Para divulgar o destino e incentivar que os paraibanos conheçam a própria terra, as 23 rotas turísticas que existem no estado foram destaque no 1º Feirão de Turismo “Conheça o Brasil”, realizado de forma presencial neste sábado (24),na PBTur, em João Pessoa, e on-line até a segunda-feira (26).

Sete agências de viagens receptivas e emissivas expuseram seus produtos para turistas e também moradores da cidade que aproveitaram descontos exclusivos de até 45%. O evento ocorreu de forma simultânea em mais 12 cidades do Brasil com intuito de incentivar o turismo pelo país e movimentar as vendas no período de baixa estação.

Em entrevista ao Pauta Real, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Abav-PB), Marília Patriota, avaliou como positivo o primeiro Feirão e que serviu de vitrine para as próximas edições para aquecer as vendas de pacotes turísticos em períodos de baixa temporada.

Pauta Real Publicidade 790x90

 

“Para o destino Paraíba, o Sebrae trouxe expositores dos roteiros do interior do estado e os turistas que já estão em João Pessoa puderam conferir e foram conduzidos para agências de turismo receptivo. Para as agências de turismo de emissão de pacotes também conseguiram fechar negócios para destinos como Gramado, Belo Horizonte e cidades históricas, Salvador, que ainda são destinos mais procurados como também São Paulo e Aparecida do Norte”, afirmou.

Marília Patriota, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Foto: Pauta Real)

Marília Patriota, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Paraíba (Foto: Pauta Real)

Marília frisou ainda que para evitar golpes e fraudes é necessário que os turistas só comprem seus pacotes de viagens em empresas certificadas. “Houve um edital de chamamento das empresas de turismo e sete foram aprovadas para estar no Feirão do Turismo. As empresas só poderiam estar presentes no evento se estivesse regulamentadas e um dos primeiros itens obrigatórios que toda população antes de comprar um pacote turístico deve ficar atenta é se a empresa está regulamentada e registrada no Cadastur, que é o cadastro único junto ao Governo Federal”, finalizou a presidente.

A iniciativa foi idealizada pelo Conselho Nacional do Turismo e pelo Ministério do Turismo, que propuseram as Secretarias Estaduais para participar de forma presencial no dia do Feirão e online até o dia 26 de agosto. Além de João Pessoa, Aracaju, Boa Vista, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza Goiânia, Macapá, Palmas, Natal, Porto Alegre, Santarém e São Paulo vão participar do 1º Feirão de forma simultânea.

“Estamos com boas expectativas com essa possibilidade de vendermos e em outros estados também estarão vendendo a Paraíba, mas não só isso, estamos buscando que o paraibano também conheçam nosso Estado. O Feirão será tipo nosso “Black Friday do Turismo” e essa é a primeira edição, mas com certeza teremos outras”, avaliou o secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, em entrevista ao Pauta Real.

Turismo com identidade territorial e cultural na Paraíba

Além de todo o litoral de João Pessoa e das praias das regiões Norte e Sul do estado, só no interior da Paraíba são 23 roteiros turísticos em 12 regiões do mapa da regionalização do turismo foram contempladas com a divulgação e venda de pacotes no Feirão de Turismo. Na região do Brejo e parte de Agreste paraibano têm a Rota das Flores, Trilha Quilombola Barro à Chita, Encantos da Serra da Borborema, Culturando Serras e Cultura do Brejo, Rota do Pavão Misterioso e Rota Saúde e Bem Estar.

No Cariri o turista pode conferir a Rota do Couro, Aventura na Serra e Rota do Cariri Cultural. No Vale do Paraíba tem a Rota das Uvas. A Rota dos Festejos Juninos, Rota de Cicloturismo, Vale dos Dinossauros, Trilha de Longo Curso e Rota Gastronômica fazem parte do Vale dos Sertões. Caminhos das Paixões e Rota dos Cactos no Curimataú e tem também os Caminhos do Seridó. Além da região do Litoral com a Rota das Falésias, Rota Terra dos Potiguar e Rota Ateliê, e os Encantos do Rio Paraíba e Rota Caminhos da Tradição da Rota Sanhauá.

“Às vezes os paraibanos e pessoas que moram na Paraíba não conhecem o estado e o que temos no interior é de arrepiar, singular, inusitado e contempla experiências únicas com enriquecimento da cultura do lugar dos seus valores e saberes. É um turismo criativo e colaborativo onde tudo que tem no território é contemplado e com sua identidade territorial e cultural”, detalhou a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae, Regina Amorim.

Entre os destinos do interior paraibano, a gestora citou o roteiro “Caminhos da Paixão” que foi transformado a partir da encenação da “Paixão de Cristo” é apresentado apenas na Semana Santa, em um roteiro que pode ser feito o ano inteiro, por meio das agências de turismo receptivas que atuam no estado.

Da mesma forma acontece com a Rota dos Festejos Juninos que engloba as cidade de Patos, São Mamede, Santa Luzia que está sendo ampliado para mais quatro municípios do Sertão paraibano.

“Os festejos juninos podem ocorrer o ano inteiro, por meio das agências de turismo receptivo, pois tudo para fazer um festejo junino como pertencimento já está no território, O tRio de forró pé de serra, a costureira que faz as roupas customizadas, a quadrilha junina, a comida, a decoração e para quem gosta pode visitar a Paraíba que vai ter os festejos juninos o ano inteiro”.

Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB (Foto: Pauta Real)

Regina Amorim, gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB (Foto: Pauta Real)

Regina reafirmou a importância do Feirão como um espaço para os que fazem o turismo tenham acesso ao mercado, assim como em outros eventos. 

“Dessa forma é possível fazer com que os protagonistas daquele roteiro também participem do processo e o Sebrae vem conseguindo fazer tudo isso desde 2022, por conta do programa Agente de Roteiros Turísticos que são empresas com CNPJ que participam de licitação e ao ganhar a licitação se torna consultor daquela determinada região. Isso engrandece vidas”, ressaltou.

O empresário Kaique Braga de uma agência de receptivo, esteve no Feirão do Turismo para apresentar aos visitantes os principais destinos de João Pessoa e das regiões Norte e Sul do litoral paraibano. Passeios em piscinas naturais e praias são os mais procurados pelos turistas que visitam o estado. 

“Entre os passeios mais procurados pelos turistas que visitam João Pessoa estão a Rota do Litoral Sul com visitas a praias da cidade do Conde e outro mais procurado são as piscinas naturais da praia do Seixas, na Capital paraibana. Mas também vendemos muito para Picãozinho, Penha, Areia Vermelha, praias do Norte, tanto no transporte com várias pessoas como privativo para apenas o contratante”, relatou.

Incentivos financeiros

A Caixa Econômica Federal também esteve com um estande no Feirão do Turismo “Conheça o Brasil”. Entre os incentivos para pessoas físicas para aquisição de pacotes turísticos estão a taxa reduzida de Crédito Direto para Consumidor (CDC) e o saque aniversário. 

Além de limites maiores para CDC e antecipação em até sete anos o saque aniversário. Para o saque aniversário é necessário ter saldo no FGTS que já liberado de imediato e para o CDC é necessário fazer uma análise de crédito.
Para pessoa jurídica tem algumas condições especiais como parcelamento em 21 vezes no cartão de crédito, taxas especiais para algumas linhas de crédito com 0,99%. 

Para adquirir essas vantagens é necessário que o cliente esteja com cadastro em dia na Caixa Econômica Federal e realizar tudo por meio do aplicativo ou pode atualizar o cadastro até a segunda-feira (26), que é o último dia do Feirão na modalidade