Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Autor de “Boate Azul”, Benedito Seviéro morre aos 84 anos, veja a homenagem

Autor de “Boate Azul”, Benedito Seviéro morre aos 84 anos

Benedito Seviéro.Autor da música Boate Azul.

O compositor Benedito Onofre Seviéro morreu nessa quarta-feira (20), aos 84 anos, em Santo André.

Ele foi autor de uma das letras mais conhecidas do cancioneiro nacional: “Boate Azul” (“Doente de amor / Procurei remédio na vida noturna…”.

Letra e música que amenizou muita dor de corno, preencheu muitas almas boêmias, esvaziou muitas garrafas de cachaças, muitos maridos deixaram sua esposas e vice versa, por se tratar de uma canção que realmente mexia e mexe com todo tipo de gente ligado a vida noturna e sentimentalismo como um todo

“Tomaz, já falecido, foi autor da melodia. A música já teve umas mil regravações, inclusive fora do Brasil. Fiz a letra, que procura descrever bem o lugar – e o clima do lugar”, contou Seviéro ao JC em janeiro de 2013.

“Foi uma boate de Apucarana-PR que inspirou. Chamava ‘Boate Noite Azul’. Fomos fazer show com Tibagi e Miltinho. Naquela madrugada, morreu papa João 23 [3/6/1963] e não teve o show. Aqueles bêbados ficavam na porta da boate. Aquilo tudo ajudou a conduzir a letra”, disse na época.

“Boate Azul” enfrentou problemas com a censura e só foi liberada para valer em 1980 com a dupla Joaquim e Manoel. “Ninguém imaginava que iria ter tanto sucesso”.

Com centenas de músicas no currículo, Seviéro também foi jurado de festivais sertanejos pelo interior paulista.

Em Bauru, teve um parceiro musical: Jotha Luiz. “Falei com ele faz uma semana. Chorei ao saber”, contou nessa quarta à tarde. “Ele tinha a mania de brincar com as pessoas ao telefone e, quando atendia, falava: ‘Mas cê tá vivo ainda?!”

Jotha e Seviéro chegaram, entre outras, a compor uma resposta para “Bobeou A Gente Pimba”, sucesso de Jotha e César Augusto gravada pelo Trio Parada Dura – e que recebeu o divertido nome de “O Pai Dela Chega e Pumba”. “Seviéro falava as verdades do cotidiano. Era meu segundo pai artístico logo depois de Nilton César. Temos obras a completar. Vou ter agora que terminar sozinho”, diz Jotha