Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AU, AU, AU, : Ingá realiza “Dia D” de vacinação contra a raiva neste sábado,(17)

au-au

A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância ambiental, promove neste sábado, 17 de setembro, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal. Das 08h às 17h em dois pontos fixos, na Secretaria de Saúde no bairro Jardim Farias, e na Praça Antenor Navarro, centro da cidade.

Iniciada em 06 de setembro, a Campanha tem com meta, em Ingá, vacinar 80% do público-alvo, formado por 2.361 cães e 917 gatos. Até está quarta-feira, (14) foram vacinados 74,95% (1.770 cães e 687 gatos).

De acordo com a Médica Veterinária Daneelly Henrique, é importante vacinar cães e gatos, porque a Raiva é uma doença fatal, que pode ser transmitida ao ser humano. Por isso, é importante que todos os caninos e felinos sejam vacinados, anualmente, de acordo com o calendário da campanha.

A Coordenação da Campanha de Vacinação Antirrábica orienta a todos os proprietários de animais, que evitem mandar crianças para vacinar os animais, pois muitas vezes é preciso controlar a euforia de alguns, e sendo um adulto facilita mais o trabalho.

 Raiva

 A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. A transmissão da raiva se dá pela saliva do animal contaminado pelo vírus da raiva, através de lesão da pele do novo hospedeiro. Este vírus pode inoculado por arranhadura, mordida ou lambida do animal doente. Característica da própria doença é o aumento da agressividade do doente, o que facilita o ataque do doente a um novo animal ou ao homem.

SECETRARIA DE SUADE DO MUNICIPIO DE INGÁ