Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ATENÇÃO, MUITA ATENÇÃO ! : INGÁ e região tem decretada situação de emergência

Ingá e região tem decretada situação de emergência

O governador Ricardo Coutinho decretou situação de emergência em áreas de 196 municípios paraibanos. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (3), levou em consideração a persistência da escassez de água no Estado por irregularidades pluviométricas, e que a estiagem prolongada tem provocado prejuízos significativos às atividades produtivas, especialmente à pecuária e à agricultura. Entre os municípios, estão Itabaiana, Salgado de São Félix, Pilar, Ingá, Mogeiro e São José dos Ramos.
O gerente executivo de Defesa Civil, George Saboia, destacou que o decreto de situação de emergência nesses 196 municípios se deve ao fato de que as chuvas caídas até agora não foram suficientes para a recarga dos mananciais. “Ainda temos 162 municípios abastecidos por carros-pipa pelo Exército Brasileiro. Para que o Governo Federal repasse a verba necessária para esse abastecimento, é preciso que haja situação de emergência. Além disso, há 30 municípios, em áreas da zona urbana, em colapso total”, explicou.
Com o decreto de situação de emergência, válido por 180 dias, o Poder Executivo Estadual fica autorizado a abrir crédito extraordinário para enfrentar a situação de desabastecimento vivida por esses 196 municípios, além de convocar voluntários para reforçar as ações de combate ao desastre natural, entre outros.